Modelo de Negócio do NuBank

Modelo de Negócio do Nubank

O Modelo de Negócio do Nubank é do tipo de Intermediação Financeira, pois oferece um cartão de crédito que funciona como plataforma de transferência de recursos financeiros entre consumidores e empresas para compras.

O papel de intermediação financeira geralmente é exercida exercido por bancos, mas uma série de novas startups, conhecidas como fintechs, vêm fugindo deste formato de empresa para driblar a pesada regulação do Banco Central que demanda um enorme montante de capital e processos extremamente burocráticos.

O desmembramento de serviços financeiros oferecidos por bancos, vêm permitindo criar empresas com mais facilidade, maior foco no usuário e capacidade de inovação.

O que um cartão de crédito como o Nubank faz é intermediar transações (gerando receitas a partir de percentuais sobre o valor das transações) e oferecer crédito a seus consumidores. Ao permitir que seus usuários possam gastar mesmo sem ter disponibilidade do dinheiro em conta (dentro de um limite de crédito pré-estabelecido), o Nubank gera oportunidades de empréstimo e cobrança de juros, caso o pagamento da fatura do cartão não seja realizado integralmente na data de vencimento da fatura.

O que é o Nubank?

O Nubank é uma startup brasileira que oferece cartão de crédito gratuito sem anuidade e com relacionamento digital. Através do seu aplicativo é possível fazer tudo, acompanhar gastos, avisar sobre viagens internacionais, bloquear o cartão, visualizar fatura e etc.

Nubank é uma startup brasileira que imaginou um banco sem agência e que não cobra anuidade no cartão de crédito. Eles criaram o primeiro cartão de crédito internacional com suporte e gerenciamento inteiramente por um aplicativo.

Segundo seu fundador, David Vélez, não considera que as fintechs sejam uma ameaça aos bancos. “Somos apenas mais uma alternativa”, diz. “Uma pequena porcentagem do setor já é suficiente para construir uma grande empresa.”

Doug Leone, sócio da Sequoia Capital, diz que a grande sacada de David foi justamente se apoiar na principal deficiência dos bancos brasileiros: a falta de agilidade e de habilidade para lidar com um público ávido por novidades e extremamente insatisfeito com a oferta atual de serviços.

O Business Model Canvas do Nubank

O Modelo Canvas preenchido do Nubank é exemplificado assim:

Modelo de Negócio do Nubank - Business Model Canvas

Como o Nubank Ganha Dinheiro

O Modelo de Negócio do Nubank ganha dinheiro de duas formas:

  1. A principal fonte de receita da empresa é uma taxa chamada interchange. Toda vez que você faz uma compra no cartão de crédito, o lojista paga uma taxa de cerca de 5%. Parte desse dinheiro vai para a máquina do cartão, outra parte para a bandeira (no caso do Nubank é a Mastercard) e uma terceira parte vai para o Nubank.
  2. A segunda fonte de receita é de juros cobrados por quem atrasa a fatura ou a financia. O Nubank começou praticando juros mais baixos que o mercado (50% em média), mas mudou isso alguns anos depois. Apesar de ainda ter uma boa taxa, não é mais a metade.

Para garantir rentabilidade num modelo como esse, o Nubank aposta, e muito, em eficiência. Por isso, o foco esta na tecnologia e experiência via aplicativo, que reduz a necessidade de agências ou atendimento telefônico.

Outras Empresas com o mesmo Modelo de Negócio do Nubank

Fontes:
https://exame.abril.com.br/pme/como-o-nubank-ganha-dinheiro-com-um-cartao-gratuito/
https://www.linkedin.com/pulse/modelo-de-negócio-do-nubank-o-cartão-100-digital-lucianne-canto/
https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2017/02/ate-onde-vai-o-nubank.html
Resumo
Modelo de Negócio do NuBank
Nome do Artigo
Modelo de Negócio do NuBank
Descrição
O Modelo de Negócio do Nubank é do tipo de Intermediação Financeira, pois oferece um cartão de crédito que funciona como plataforma de transferência de recursos financeiros entre consumidores e empresas para compras.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

0 thoughts on “Modelo de Negócio do NuBank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!