O modelo de Negócio B2C (Business to Consumer) é baseado na relação comercial, de compra e venda, de produtos ou serviços, entre empresas e consumidores.
Diferente do modelo B2B (business to business), a venda B2C envolve pessoas físicas como compradores dos produtos e serviços ofertados. Os exemplos mais clássicos de modelo B2C são entre o varejo e o consumidor final.
Por isso, o modelo B2C também é diretamente relacionado ao comércio varejista (compras em menor volume) enquanto o B2B é relacionado ao comércio atacadista (compras em maior volume, geralmente entre fábricas ou distribuidores e comerciantes).
Uma cadeia de valor típica envolve múltiplas transações de negócios entre empresas, já que as empresas adquirem componentes e produtos, como outras matérias-primas para uso nos processos de fabricação (B2B). Os produtos acabados podem então ser vendidos a particulares através de transações de empresas para consumidores (B2C). Ou seja, podemos dizer que o modelo B2C é atuante no final da cadeia de valor.
As vendas entre empresas (pessoas jurídicas) e consumidores finais (pessoas físicas) costumam significar vendas mais simples e menores valores de venda por transação mas com um número muito maior de entidades (consumidoras). No fundo, o modelo B2C não tem nada de especial, além da relação de uma empresa com consumidores. Existem milhares de possibilidades de modelos de negócios derivados do B2C.
Índice
O Modelo de Negócio do B2C tem apenas dois itens como padrão: a oferta de um produto ou serviço ao segmento de consumidores finais.
O modelo de negócio B2C ganha dinheiro normalmente de duas formas: vendas de produtos em baixo volume para uma grande quantidade de clientes. Desta forma, o modelo B2C ganha dinheiro graças a maiores margens praticadas capazes de cobrir os custos de revenda ou entrega do serviço oferecido.
Para obter sucesso com o modelo B2C é muito importante dominar custos e capacidade dos canais de entrega.
A capacidade de entrega esta diretamente relacionada aos pontos de venda, sua localização, o tráfego a pé de potenciais clientes (transeuntes), tamanho das lojas e etc.
O custo esta relacionado ao valor do aluguel, infraestrutura e equipe. Este último item tem peso especial em empresas de serviços já que são mais dependentes de mão de obra qualificada.
Existem alguns modelos de negócios que são comumente B2C e que já foram descritos aqui nesse blog, entre eles:
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Muito Legal essa conceituação descrita aqui. Gostaria de referencia-la, qual o ano desta publicação?
Oi Rômulo, tudo bem? Essa publicação é de 17 de maio de 2018
Daniel tens alteração no modelo após a pandemia? e para o B2B?