Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)

Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)

O Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C) funciona removendo intermediários na rede de distribuição e vendendo diretamente ao cliente final. Por isso, também é conhecido como cutting out the middleman ou cortando fora o intermediário.

Também conhecida como estratégia de “Desintermediação“, o modelo de negócio D2C é uma prática crescente usada por indústrias que adotam novas tecnologias para lidar com os seus próprios canais de distribuição e aumentar suas margens.

Curso Business Model Canvas

O modelo D2C é adotado por indústrias, que normalmente atendem somente varejistas no modelo B2B, para passar a vender diretamente para clientes finais.

Desta forma, fabricantes passam a vender sem intermediários num modelo que possui derivações conhecidas como Made to Order ou Customização em Massa pois fabricam e customizam os itens vendidos somente após realizarem a venda para o consumidor final através de uma plataforma digital (e-commerce).

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio D2C

Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)

Como o Modelo de Negócio Direct-to-Consumer Ganha Dinheiro

O Modelo de Negócio Direct-to-Consumer ganha dinheiro da mesma forma que o varejo ganha dinheiro (vendendo produtos e cobrando um preço ao cliente final), mas aumentam as margens (e conseqüentemente podem ter maiores lucros) com menos camadas de distribuição (intermediários).

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio Direct-to-Consumer

Forças – O modelo pode praticar margens maiores e assim ter maior rentabilidade.

Fraquezas – O esforço para vender diretamente aos clientes exige o desenvolvimento de atendimento a clientes finais e distribuição em menores quantidades, o que às vezes são habilidades que algumas empresas não possuem.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)

Para ter sucesso com este modelo de negócios é preciso fazer corretamente o esforço para atender clientes com uso de tecnologia que permita o atendimento em alta escala sem incorrer em altos custos.

O modelo dá certo para empresas que conseguem fazer um ótimo uso da tecnologia para realização das vendas online e atendimento pós-venda somada a infraestrutura fabril já existente com potencial de economias de escala.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio D2C

Fontes
http://en.wikipedia.org/wiki/Disintermediation
http://www.nytimes.com/2013/04/01/business/e-commerce-companies-bypass-middlemen-to-build-premium-brand.html
http://www.fact-index.com/c/cu/cutting_out_the_middleman.html
https://www.linkedin.com/pulse/direct-consumer-d2c-business-model-how-demand-made-go-shagiakhmetova/
https://www.visioncritical.com/direct-to-consumer-marketing-channel/
Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!