Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)

Modelo de Negócio O2O

O Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline) é adotado por empresas do mundo online para encontrar e trazer clientes para empresas do mundo offline. Funciona por atrair usuários online oferecendo ofertas, reservas, recomendações e etc. e torná-los em oportunidades de compra (lead generation) no mundo real para varejistas.

Esse é o caso de empresas de compra coletiva, como o Groupon, ou de Reservas como a Open Table. Diferentemente de diretórios web, empresas que adotam o Modelo de Negócio O2O oferecem uma experiência completa ao oferecer avaliação dos estabelecimentos e sistemas de pagamento para que a compra seja feita diretamente em sua plataforma.

Curso Business Model Canvas

Assim como sites de e-commerce que vendem produtos online que são entregues físicamente pelos correios, empresa O2O ajudam você a comprar online experiências que não podem ser entregues por correios, mas podem ser entregues por varejistas locais.

Em resumo: O2O é união de descoberta, pagamento e avaliação de satisfação para o comércio off-line.

O Modelo de Negócio O2O também é conhecido como Bricks and Clicks (Cliques e Tijolos) e é uma derivação do Modelo de Plataforma Multilateral já que atende a dois públicos diferentes (Usuários online e Varejistas Físicos

Business Model Canvas do O2O

Modelo de Negócio O2O Offline to Online Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio O2O Ganha Dinheiro

O modelo de negócio O2O ganha dinheiro cobrando uma taxa fixa e/ou variável baseada nas vendas realizadas por meio de sua plataforma.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio O2O

Forças – É um modelo de negócio escalável por apenas intermediar negócios entregues por outras empresas.

Fraquezas – Pode ser bastante difícil atrair usuários e gerenciar a reputação (e qualidade do serviço) dos varejistas.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio O2O

Para ser bem sucedido com esse modelo, empresas precisam ter bons mecanismos de avaliação de qualidade para que os usuários avaliem com facilidade a qualidade / satisfação com os varejistas locais.

Empresas que adotam o Modelo O2O

Fontes:
http://techcrunch.com/2010/08/07/why-online2offline-commerce-is-a-trillion-dollar-opportunity/
http://www.quora.com/What-is-an-O2O-commerce-startup
http://www.technologyreview.com/news/424574/virtual-grocery-shopping/
https://en.wikipedia.org/wiki/Bricks_and_clicks
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o2o-o-futuro-para-os-negocios
http://o2obrasil.com.br/
Curso Business Model Canvas

4 thoughts on “Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)

  1. Paula Da Cruz says:

    Olá daniel tudo bem ,vc me ajuda na criação do modelo online agencia de viagem 70 online 30 presencial ..
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!