Tipos de Modelos de Negócios

Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)

Modelo de Negócio O2O

O Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline) é adotado por empresas do mundo online para encontrar e trazer clientes para empresas do mundo offline. Funciona por atrair usuários online oferecendo ofertas, reservas, recomendações e etc. e torná-los em oportunidades de compra (lead generation) no mundo real para varejistas.

Esse é o caso de empresas de compra coletiva, como o Groupon, ou de Reservas como a Open Table. Diferentemente de diretórios web, empresas que adotam o Modelo de Negócio O2O oferecem uma experiência completa ao oferecer avaliação dos estabelecimentos e sistemas de pagamento para que a compra seja feita diretamente em sua plataforma.

Assim como sites de e-commerce que vendem produtos online que são entregues físicamente pelos correios, empresa O2O ajudam você a comprar online experiências que não podem ser entregues por correios, mas podem ser entregues por varejistas locais.

Em resumo: O2O é união de descoberta, pagamento e avaliação de satisfação para o comércio off-line.

O Modelo de Negócio O2O também é conhecido como Bricks and Clicks (Cliques e Tijolos) e é uma derivação do Modelo de Plataforma Multilateral já que atende a dois públicos diferentes (Usuários online e Varejistas Físicos

Business Model Canvas do O2O

Modelo de Negócio O2O Offline to Online Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio O2O Ganha Dinheiro

O modelo de negócio O2O ganha dinheiro cobrando uma taxa fixa e/ou variável baseada nas vendas realizadas por meio de sua plataforma.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio O2O

Forças – É um modelo de negócio escalável por apenas intermediar negócios entregues por outras empresas.

Fraquezas – Pode ser bastante difícil atrair usuários e gerenciar a reputação (e qualidade do serviço) dos varejistas.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio O2O

Para ser bem sucedido com esse modelo, empresas precisam ter bons mecanismos de avaliação de qualidade para que os usuários avaliem com facilidade a qualidade / satisfação com os varejistas locais.

Empresas que adotam o Modelo O2O

Fontes:
http://techcrunch.com/2010/08/07/why-online2offline-commerce-is-a-trillion-dollar-opportunity/
http://www.quora.com/What-is-an-O2O-commerce-startup
http://www.technologyreview.com/news/424574/virtual-grocery-shopping/
https://en.wikipedia.org/wiki/Bricks_and_clicks
http://blog.getturnstyle.com/omni-channel-strategies-the-rise-of-online2offline-commerce
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o2o-o-futuro-para-os-negocios
http://o2obrasil.com.br/
Resumo
Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)
Nome do Artigo
Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)
Descrição
O Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline) é adotado por empresas do mundo online para encontrar e trazer clientes para empresas do mundo offline.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Você também pode gostar...
Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)
Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)
SaaS - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo de SaaS (Software as a Service)

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site