Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

Modelo de Negocio de Assinatura de Consumiveis

O Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis funciona ao oferecer, por meio de uma assinatura, entregas regulares de produtos que pessoas consomem e utilizam com frequência e que consequentemente esgotam de suas casas se não forem repostas.

O modelo de assinatura de de consumíveis é principalmente focado em produtos chamados consumíveis: fraldas, lâminas de barbear, pasta de dente, detergente, remédios, alimentos e etc.

Curso Business Model Canvas

O modelo é tão simples quanto isso: consumidores escolhem o volume de produtos e a frequência que melhor atende suas necessidades e recebem dessa forma em suas casas.

Business Model Canvas da Assinatura de Consumíveis

Modelo de Negocio de Assinatura de Consumiveis Business Modelo Canvas

Como o Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de Assinatura de Consumíveis ganha dinheiro cobrando uma mensalidade pela entrega dos produtos, conforme a frequência e volume escolhidos. O grande pulo do gato, porém, está na previsibilidade do modelo e portanto uma maior eficiência nas compras dos produtos – não existe perda com produtos encalhados ou vencidos. A medida em que o número de assinantes aumenta, também é possível aumentar as margens por melhorar as condições de negociação com os fornecedores.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

ForçasAssinatura significa fluxo de caixa mais estável e previsível. Além disso, o modelo de assinatura é perfeito para consumíveis já que consumidores já precisam comprá-los regularmente mesmo.

Fraquezas – Existem milhares de empresas baseadas em assinatura surgindo todos os dias e o custo de mudança é relativamente baixo já que consumíveis costumam ser commodities.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

Mais do que uma oferta conveniente, o modelo de negócio de assinatura de consumíveis tem que tirar vantagem das economias de escala e oferecer preços reduzidos em comparação aos oferecidos pelo varejo tradicional. Apesar disso ficar mais fácil a medida que o número de assinantes aumenta, preços reduzidos deve ser uma prática desde o início da operação, mesmo que isso signifique não ter lucro nos primeiros meses.

Além do preço, também é necessário ser criterioso com a qualidade dos itens e buscar a diferenciação com ofertas de produtos exclusivos.

Empresas que adotam o modelo de Assinatura de Consumíveis

No Brasil o modelo de assinatura de consumíveis vem crescendo virtiginosamente, principalmente entre empresas D2C ou direct-to-consumer (fabricantes que passam a vender diretamente a consumidores finais), incluindo assinatura de água de coco, ovos de galinha, leite e etc. As primeiras três empresas abaixo são casos brasileiros.

Fontes
http://www.nytimes.com/2012/03/08/business/smallbusiness/selling-online-products-by-subscription-is-all-the-rage.html
https://www.chargebee.com/blog/7-minute-guide-subscription-commerce-business-models/
Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!