Tipos de Modelos de Negócios

Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

Modelo de Negocio de Assinatura de Consumiveis

O Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis funciona ao oferecer, por meio de um assinatura, entregas regulares de produtos que pessoas consomem e utilizam com frequência e que consequentemente esgotam de suas casas se não forem repostas.

O modelo é principalmente focado em produtos chamados consumíveis: fraldas, lâminas de barbear, pasta de dente, detergente, remédios, etc.

O modelo é tão simples quanto isso: consumidores escolhem o volume de produtos e a frequência que melhor atende suas necessidades e recebem dessa forma em suas casas.

Business Model Canvas da Assinatura de Consumíveis

Modelo de Negocio de Assinatura de Consumiveis Business Modelo Canvas

Como o Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de Assinatura de Consumíveis ganha dinheiro cobrando uma mensalidade pela entrega dos produtos, conforme a frequência e volume escolhidos. O grande pulo do gato, porém, está na previsibilidade do modelo e portanto uma maior eficiência nas compras dos produtos – não existe perda com produtos encalhados ou vencidos. A medida em que o número de assinantes aumenta, também é possível aumentar as margens por melhorar as condições de negociação com os fornecedores.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

ForçasAssinatura significa fluxo de caixa mais estável e previsível. Além disso, o modelo de assinatura é perfeito para consumíveis já que consumidores já precisam comprá-los regularmente mesmo.

Fraquezas – Existem milhares de empresas baseadas em assinatura surgindo todos os dias e o custo de mudança é relativamente baixo já que consumíveis costumam ser commodities.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis

Mais do que uma oferta conveniente, o modelo de negócio de assinatura de consumíveis tem que tirar vantagem das economias de escala e oferecer preços reduzidos em comparação aos oferecidos pelo varejo tradicional. Apesar disso ficar mais fácil a medida que o número de assinantes aumenta, preços reduzidos deve ser uma prática desde o início da operação, mesmo que isso signifique não ter lucro nos primeiros meses.

Além do preço, também é necessário ser criterioso com a qualidade dos itens e buscar a diferenciação com ofertas de produtos exclusivos.

Empresas que adotam o modelo de Assinatura de Consumíveis

Fontes
http://www.nytimes.com/2012/03/08/business/smallbusiness/selling-online-products-by-subscription-is-all-the-rage.html
https://www.chargebee.com/blog/7-minute-guide-subscription-commerce-business-models/
Resumo
Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis
Descrição
O Modelo de Negócio de Assinatura de Consumíveis fuciona ao oferecer, por meio de um assinatura, entregas regulares de produtos que pessoas consomem e utilizam com frequência e que consequentemente esgotam de suas casas se não forem repostas.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Você também pode gostar...
Compra Coletiva - O Analista de Modelos de Negócios
Modelo de Compra Coletiva
Modelo de Franchising
Modelo de Franchising

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site