O modelo de Negócio B2C (Business to Consumer) é baseado na relação comercial, de compra e venda, de produtos ou serviços, entre empresas e consumidores.

Diferente do modelo B2B (business to business), a venda B2C envolve pessoas físicas como compradores dos produtos e serviços ofertados. Os exemplos mais clássicos de modelo B2C são entre o varejo e o consumidor final.

Por isso, o modelo B2C também é diretamente relacionado ao comércio varejista (compras em menor volume) enquanto o B2B é relacionado ao comércio atacadista (compras em maior volume, geralmente entre fábricas ou distribuidores e comerciantes).

Uma cadeia de valor típica envolve múltiplas transações de negócios entre empresas, já que as empresas adquirem componentes e produtos, como outras matérias-primas para uso nos processos de fabricação (B2B). Os produtos acabados podem então ser vendidos a particulares através de transações de empresas para consumidores (B2C). Ou seja, podemos dizer que o modelo B2C é atuante no final da cadeia de valor.

As vendas entre empresas (pessoas jurídicas) e consumidores finais (pessoas físicas) costumam significar vendas mais simples e menores valores de venda por transação mas com um número muito maior de entidades (consumidoras). No fundo, o modelo B2C não tem nada de especial, além da relação de uma empresa com consumidores. Existem milhares de possibilidades de modelos de negócios derivados do B2C.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio B2C

O Modelo de Negócio do B2C tem apenas dois itens como padrão: a oferta de um produto ou serviço ao segmento de consumidores finais.

Como o Modelo de Negócio B2C Ganha Dinheiro

O modelo de negócio B2C ganha dinheiro normalmente de duas formas: vendas de produtos em baixo volume para uma grande quantidade de clientes. Desta forma, o modelo B2C ganha dinheiro graças a maiores margens praticadas capazes de cobrir os custos de revenda ou entrega do serviço oferecido.

Como Obter Sucesso com o Modelo B2C

Para obter sucesso com o modelo B2C é muito importante dominar custos e capacidade dos canais de entrega.

A capacidade de entrega esta diretamente relacionada aos pontos de venda, sua localização, o tráfego a pé de potenciais clientes (transeuntes), tamanho das lojas e etc.

O custo esta relacionado ao valor do aluguel, infraestrutura e equipe. Este último item tem peso especial em empresas de serviços já que são mais dependentes de mão de obra qualificada.

Outros Tipos de Modelos de Negócios B2C

Existem alguns modelos de negócios que são comumente B2C e que já foram descritos aqui nesse blog, entre eles:

Fontes:
https://www.investopedia.com/terms/b/btoc.asp
https://pt.slideshare.net/shynajain/b2c-business-models
http://smallbusiness.chron.com/explain-business-consumer-model-2258.html
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

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  • Muito Legal essa conceituação descrita aqui. Gostaria de referencia-la, qual o ano desta publicação?

    • Oi Rômulo, tudo bem? Essa publicação é de 17 de maio de 2018

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Daniel Pereira

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