Na semana passada recebi um e-mail da Associação Brasileira de Startups sobre o modelo de negócio preferido das startups.

Apesar dos resultados serem bem resumidos, achei interessante alguns pontos. Primeiramente, vamos aos resultados:

  • SaaS lidera como modelo de negócios mais comum entre startups – presente em 41,1% das startups
  • Marketplace aparece em 2º lugar no ranking em 20.1% das startups;
  • Em relação a público alvo, o mais comum nas startups é o B2B (48,9%).

Eu fiquei bastante animado com esses resultados, pois demonstram para mim um amadurecimento do ecossistema de startups, principalmente por considerar um alinhamento entre o modelo de negócios existentes e a disponibilidade de capital de risco ainda baixa em nosso país.

Modelo de Negócio Preferido das Startups

Agora, comentando ponto a ponto, seguem minhas observações:

  • O Modelo de SaaS, ou Software-as-a-Service, é extremamente popular nessa era de computação na nuvem. Não apenas pelo valor gerado para o cliente, mas por se tratar de um modelo de assinatura, traz maior estabilidade para o fluxo de caixa das startups. E isso vale ouro.
  • O Modelo de Marketplace se tornou uma das melhores e maiores formas de escalar um negócio com menos recursos. Isso é principalmente válido no universo B2C, pois atender ao consumidor final geralmente exige grandes investimentos em marketing/publicidade e canais de distribuição. Esse modelo utilizar o custo próximo de distribuição próximo de zero, para gerar um modelo de cauda longa que é capaz de gerar divulgação orgânica.
  • O modelo de B2B é uma outra grande demonstração de maior preocupação das startups com seu fluxo de caixa. Clientes B2B por um lado significam maiores ciclos de venda, mas por outro significam tickets maiores, contratos de prestação de serviço com prazos mais longos e multas rescisórias. O mercado B2B exige menor escala e compensa o investimento em equipes de venda mais estruturadas.

Essas startups estão mapeadas no Startupbase, um projeto bem legal de acompanhar.

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

11 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago