O modelo de negócio de medição – ou metering, em inglês – trabalha cobrando clientes pela quantidade de serviço utilizada. As unidades de medição podem variar de acordo com o tipo de serviço fornecido, podendo ser horas a volume cúbico.
O modelo de medição é um modelo de negócios exclusivo do setor de prestação de serviços e não funciona para venda de produtos a não ser quando a empresa adota o modelo de servitização.
É um modelo muito comum entre serviços de energia elétrica, táxis, serviços de consultoria – onde é conhecido também como hora-homem -, advocacia, etc.
É um modelo de negócio bem simples e direto, muito conhecido tanto nos segmentos B2C quanto B2B.
Índice
Empresas que adotam o Modelo de Medição possui o seguinte modelo canvas
O modelo de negócios de medição ganha dinheiro cobrando mais do que o custo para entregar as unidades de serviço. Ou seja, um ponto fundamental para esse modelo de negócio é calcular exatamente quanto custa prestar um serviço dentro da unidade de medida usada para cobrança.
Se for um taxi, qual o custo por quilômetro rodado? Esse custo precisa englobar gasolina, manutenção preventiva, troca de pneus, taxas anuais e etc. Se for uma consultoria, qual o custo por hora de um consultor, deslocamentos, refeições e de toda a infraestrutura administrativa e de apoio necessária para manter a empresa funcionando?
A maior parte das empresa que adotam esse modelo tem dificuldades de precificar corretamente e controlar os custos de forma a garantir boa rentabilidade.
Forças – O modelo é simples de ser adotado na maioria dos negócios e é compreendido pela maioria dos clientes por ser amplamente utilizado em diferentes indústrias.
Fraquezas – Nem sempre é fácil entender todos os custos de uma unidade de serviço que podem resultar em lucros insatisfatórios. Também é um modelo de negócios em que a previsão do fluxo de caixa pode ser difícil. As empresas de telefonia celular mudaram desse modelo para planos de assinatura para evitar isso.
O sucesso do modelo de negócios de medição está estritamente relacionado ao controle de custos das unidades de serviço. Você precisa agrupar corretamente os custos com suas possíveis variações para definir o preço das unidades cobradas.
Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…
O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…
Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…
A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…
A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…
O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…