O Modelo de Consignação é baseado na venda de um produto que não pertence ao varejo que o põe à venda. Nele a mercadoria é trazida para a loja pelo dono e mantido como sua propriedade até que a loja realize a venda.

Dessa forma, o modelo evita o custo de compra e manutenção de estoque associado com a maioria dos varejistas, já que lojas de consignação não compram os produtos que vendem.

É um modelo bastante comum no mercado editorial e de mídia impressa. As editoras deixam os livros em livrarias em consignação, bem como as editoras de jornais e revistas também os deixam nas bancas de jornal em consignação. Algumas empresas de venda de lingerie também tem adotado esse modelo para ajudar sacoleiras no sucesso de suas vendas demonstrativas.

Fora isso, é bastante comum no mercado de itens de segunda mão como brechós. Eu vendi minha guitarra Fender em uma loja de instrumentos musicais consignados ainda na adolescência. Era prático e relativamente rápido, dependendo do preço que você queria cobrar.

Em uma época em que não existiam marketplaces como OLX e Mercado Livre, só nos restava lojas como essa ou classificados de bairro como opção para venda de itens usados.

Consignação já foi denominado por alguns como o modelo de negócio perfeito, afinal:

  • Você vende itens que não possui
  • Não possui custo de fabricação
  • Não possui custo de compra
  • Não precisa de capital de giro
  • Tem margem de lucro garantida
  • Não tem custo de frete

Mas a verdade é que ela ainda é um modelo complicado para emplacar em diversas indústrias. Uma das que vem conseguindo fazer isso com sucesso é a de brechós de itens de luxo. Roupas de grifes famosas que são pouco usadas por seus donos e desejadas por milhares de consumidores que não possuem renda suficiente para comprá-las.

Observação: Outro uso comum do termo consignação é no ramo de empréstimos bancários para aposentados e pensionistas. Conhecido como crédito consignado. Apesar do uso do termo “consignado” dar a entender que se trata de um modelo de consignação, o modelo de negócios não é o mesmo. Consignação neste caso é usado para denominar a garantia financeira dada – o desconto em folha, ou seja, o pagamento do empréstimo antes do cliente receber seu salário, garantido pelo empregador do mesmo (geralmente um órgão público).

O Business Model Canvas do Modelo de Consignação

O canvas de empresas que adotam o modelo de Consignação costumam ter este tipo de padrão

Como Ganhar Dinheiro com o Modelo de Consignação

O modelo de consignação faz dinheiro recebendo um percentual da venda realizada para o proprietário da mercadoria. O percentual varia de 20 a 60% do valor da venda.

Se a mercadoria não for vendida dentro de um prazo máximo estipulado, a loja retorna o item para proprietário ou realiza uma doação do mesmo para uma instituição de caridade, caso isso tenha sido combinado com o proprietário.

Forças e Fraquezas do Modelo de Consignação

Forças – O modelo de consignação não possui custos de compra e estoque.
Fraquezas – Por se tratar de um modelo multilateral, é necessário criar um fluxo igual de proprietário de mercadorias e compradores para manter uma boa relação de receitas e lucro. Outro problema é que muitos sistemas de gestão não sabem lidar com consignação e podem exigir um custo extra de customização.

Como obter Sucesso com o Modelo de Consignação

Localização é um ponto crucial para o sucesso de lojas de consignação. Preferencialmente locais de grande fluxo de residentes locais. Outro aspecto importante é escolher um foco de produtos que permita se destacar entre a concorrência.

Empresas que Adotam o Modelo de Consignação

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

11 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago