Modelo de Consignação

Modelo de Consignação

O Modelo de Consignação é baseado na venda de um produto que não pertence ao varejo que o põe à venda. Nele a mercadoria é trazida para a loja pelo dono e mantido como sua propriedade até que a loja realize a venda.

Dessa forma, o modelo evita o custo de compra e manutenção de estoque associado com a maioria dos varejistas, já que lojas de consignação não compram os produtos que vendem.

Curso Business Model Canvas

É um modelo bastante comum no mercado editorial e de mídia impressa. As editoras deixam os livros em livrarias em consignação, bem como as editoras de jornais e revistas também os deixam nas bancas de jornal em consignação. Algumas empresas de venda de lingerie também tem adotado esse modelo para ajudar sacoleiras no sucesso de suas vendas demonstrativas.

Fora isso, é bastante comum no mercado de itens de segunda mão como brechós. Eu vendi minha guitarra Fender em uma loja de instrumentos musicais consignados ainda na adolescência. Era prático e relativamente rápido, dependendo do preço que você queria cobrar.

Em uma época em que não existiam marketplaces como OLX e Mercado Livre, só nos restava lojas como essa ou classificados de bairro como opção para venda de itens usados.

Consignação já foi denominado por alguns como o modelo de negócio perfeito, afinal:

  • Você vende itens que não possui
  • Não possui custo de fabricação
  • Não possui custo de compra
  • Não precisa de capital de giro
  • Tem margem de lucro garantida
  • Não tem custo de frete

Mas a verdade é que ela ainda é um modelo complicado para emplacar em diversas indústrias. Uma das que vem conseguindo fazer isso com sucesso é a de brechós de itens de luxo. Roupas de grifes famosas que são pouco usadas por seus donos e desejadas por milhares de consumidores que não possuem renda suficiente para comprá-las.

Observação: Outro uso comum do termo consignação é no ramo de empréstimos bancários para aposentados e pensionistas. Conhecido como crédito consignado. Apesar do uso do termo “consignado” dar a entender que se trata de um modelo de consignação, o modelo de negócios não é o mesmo. Consignação neste caso é usado para denominar a garantia financeira dada – o desconto em folha, ou seja, o pagamento do empréstimo antes do cliente receber seu salário, garantido pelo empregador do mesmo (geralmente um órgão público).

O Business Model Canvas do Modelo de Consignação

O canvas de empresas que adotam o modelo de Consignação costumam ter este tipo de padrão

Modelo de Consignação - Business Model Canvas

Como Ganhar Dinheiro com o Modelo de Consignação

O modelo de consignação faz dinheiro recebendo um percentual da venda realizada para o proprietário da mercadoria. O percentual varia de 20 a 60% do valor da venda.

Se a mercadoria não for vendida dentro de um prazo máximo estipulado, a loja retorna o item para proprietário ou realiza uma doação do mesmo para uma instituição de caridade, caso isso tenha sido combinado com o proprietário.

Forças e Fraquezas do Modelo de Consignação

Forças – O modelo de consignação não possui custos de compra e estoque.
Fraquezas – Por se tratar de um modelo multilateral, é necessário criar um fluxo igual de proprietário de mercadorias e compradores para manter uma boa relação de receitas e lucro. Outro problema é que muitos sistemas de gestão não sabem lidar com consignação e podem exigir um custo extra de customização.

Como obter Sucesso com o Modelo de Consignação

Localização é um ponto crucial para o sucesso de lojas de consignação. Preferencialmente locais de grande fluxo de residentes locais. Outro aspecto importante é escolher um foco de produtos que permita se destacar entre a concorrência.

Empresas que Adotam o Modelo de Consignação

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

2 thoughts on “Modelo de Consignação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!