Modelo de Negócio Donationware

Donationware - Modelo de Negocio - Business Model Canvas

O modelo de negócio Donationware é baseado na oferta de um software totalmente operacional e irrestrito gratuitamente para o público, mas solicitando uma doação opcional para o desenvolvedor.

Também confundido como uma “variação do modelo freeware”, é muito comum entre criadores de software independentes e sua eficiência financeira é questionada por especialistas. Como doações esporádicas não garantem um fluxo de receita estável, aqueles que optam por usar o donationware devem ter uma estrutura de custos enxuta.

DonationwareMeansPayWhatYouWant

É um modelo muito antigo que foi criado junto com a internet, a qual possibilitou que custos de distribuição fossem eliminados e a facilidade de recebimento de envio de dinheiro online fosse facilitada.

É o modelo adotado até hoje pela Wikipedia e ainda é muito comum entre desenvolvedores de plugins para wordpress, plugins para Navegadores e Fontes. Mas, cada vez mais, os desenvolvedores tem migrado para o modelo de Freemium como forma de garantir melhores resultados financeiros.

O mercado tem assistido a um renascimento do modelo, mas desta vez entre produtores de conteúdo, como youtubers, que vêm adotando plataformas como Patreon ou o Padrim como uma fonte de doações que os permita ganharem um dinheiro extra aos anúncios veículados em seus vídeos ou blogs.

Nessas plataformas, você pode fazer doações mensais de baixo valor (de 1 a 10 dólares, no máximo) para artistas ou produtores de conteúdo que criam informação que você considera útil e disponibiliza gratuitamente a você.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio Donationware

O business model canvas do Donnationware possui a seguinte estrutura

Como o Modelo de Negócio de Donationware Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de Donationware ganha dinheiro pedindo doações de seus clientes. Alguns podem pedir doações de uma forma muito discreta, outros podem ser muito objetivos e fazer uso de argumentos emocionais.

A maioria daqueles que adotam o modelo de donationware pedem uma doação única, mas tem crescido o pedido de doações recorrentes e de valores baixos.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Donationware

Forças – O modelo é bem visto pelos usuários, pois estimula a reciprocidade e a generosidade principalmente após comprovar o valor (benefícios) que o software entrega.

Fraquezas – A dependência de doações é um modelo de receita vulnerável e pode não ser adequada para todos os negócios, principalmente os de custos fixos altos.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Donationware

Para ter sucesso com este modelo, as empresas devem se concentrar no fornecimento de software simples (rápido e fácil de desenvolver), que as pessoas podem não estar interessadas em comprar no início, mas ficariam extremamente surpresas com todos os seus benefícios.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Donationware

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Donationware
http://www.techopedia.com/definition/29170/donationware
http://ericrhea.blogspot.com.br/2011/02/experiment-with-donationware.html
http://successfulsoftware.net/2010/03/11/donationware-%E2%80%93-an-interview-with-hillel-stoler-of-getsocial/
Resumo
Modelo de Negócio Donationware
Nome do Artigo
Modelo de Negócio Donationware
Descrição
O modelo de negócio Donationware é baseado na oferta de um software totalmente operacional e irrestrito gratuitamente para o público, mas solicitando uma doação opcional para o desenvolvedor.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!