No Modelo de Negócios, o componente Fontes de Receita engloba o dinheiro que a empresa gera em cima de cada Segmento de Clientes previamente definido. Mas isso não significa o “lucro” ganho e, sim, o fluxo de receita envolvido.
Como você já deve ter percebido, o coração do Modelo de Negócios é o Cliente. Por isso, o primeiro bloco de tudo é a definição dos Segmentos de Clientes.
A partir daí, são desenvolvidas as Propostas de Valor adequadas para cada segmento, são escolhidos os Canais de Distribuição para alcançá-los, além das estratégias que serão empregadas para o Relacionamento com os Clientes.
Agora, a organização precisa descobrir quanto seu público-alvo está disposto a pagar por seu produto ou serviço. Dessa forma, poderá definir quais serão as Fontes de Receita para cada segmento de clientes.
Cada fonte terá seus mecanismos de precificação e seus ciclos de vida. O objetivo será verificar se essas fontes serão lucrativas ou não. De nada adianta, por exemplo, desenvolver um novo produto cujo projeto e produção custarão mais do que aquilo que o público está disposto a pagar.
Vamos descobrir, portanto, como avaliar se um produto ou serviço merece a atenção de sua marca.
A melhor forma de compreender o fluxo das fontes de receita em seu negócio é fazê-lo através de previsões. Mas isso é um exercício que deve ser realizado durante toda a vida de seu empreendimento.
Isso porque, à medida que o mercado e a indústria evoluem, suas fontes de receita podem mudar. Observe os fatores mais importantes a considerar ao decidir sobre as fontes de receita que sua organização seguirá:
Um modelo de negócios inclui, essencialmente, dois tipos de fontes de receita: transações resultantes de pagamento único e renda recorrente, resultante de pagamento constante, devido à repetição do serviço ou suporte pós-venda. Algumas opções de se gerar Fontes de Receita envolvem:
Cada Fonte de Receita pode ter mecanismos distintos de precificação. Trata-se de uma ferramenta com o objetivo de combinar compradores com vendedores. O mecanismo escolhido terá impacto direto na renda gerada pela Fonte de Receita empregada. Há dois tipos de mecanismos de precificação, os preços fixo e os dinâmicos:
No sistema de preço fixo, o preço se mantém uniforme porque o valor da matéria-prima e dos processos variam pouco:
Já no sistema de preço dinâmico, o preço varia de acordo com as condições do mercado:
Para construir o bloco de Fontes de Receita, é importante que a empresa se pergunte que benefícios incentivam os clientes a pagar mais, a que preços eles estão adquirindo benefícios similares atualmente, que modo de pagamento eles preferem e também que parcela da receita total da organização cada fonte representa.
Após a definição das Fontes de Receita, a companhia será capaz de definir quais serão os Recursos Principais para seu empreendimento, dando sequência, portanto, ao desenvolvimento de seu Modelo de Negócios.
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Melhor auxílio para execução do canvas!! Muito obrigada!
Ótimas dicas!
Uma explicação tão esclarecedora!
Muito obrigada pela partilha, sua orientação foi primordial para a construção do meu modelo de negócio baseado no canvas.
Gratidão.