Modelo de Leilão

Modelo de Leilão - Modelo de Negócio

O modelo de Leilão funciona intermediando compradores e vendedores por meio de leilões de produtos vendidos pelas maiores ofertas de preço oferecidas.

Na teoria econômica, leilão é um método de determinar o preço de uma commoditie que possui valor indeterminado ou valor variável.

Curso Business Model Canvas

Em alguns casos, um preço mínimo de reserva é determinado para proteger o vendedor. Se as ofertas não atingirem esse valor mínimo, a venda não acontece (mas o vendedor ainda assim paga uma taxa para o leiloeiro).

No contexto de leilões, uma oferta é um preço oferecido pelo item em leilão.

Leilão é um dos modelos de negócios mais antigos da humanidade, data de 500 A.C. e é muito comum em determinadas indústrias como a venda de antiguidades, colecionáveis, agropecuária e commodities de uma maneira geral.

O modelo também pode ser usado de forma isolada como uma estratégia de preço.

O Business Model Canvas do Modelo de Leilão

O canvas de empresas que adotam o modelo de Leilão costumar ter este tipo de padrão

Modelo de Leilão - Modelo Canvas

Como Ganhar Dinheiro com o Modelo de Leilão

O modelo de Leilão ganha dinheiro cobrando uma comissão que normalmente varia de 12 a 25% do preço de venda. O percentual varia conforme o valor do item (por exemplo, 25% de itens até 20 mil, 20% para itens entre 20 e 500 mil e 12% para itens acima de 500 mil).

Mas ao oferecer vendedores uma garantia (um acordo the compra de um determinado item por um valor mínimo), empresas de leilão também fazem 50% de comissão sobre o valor excedente do valor mínimo garantido. Algo extremamente lucrativo.

Forças e Fraquezas do Modelo de Leilão

Forças – O modelo de leilão se beneficia de efeitos de rede ao criar grandes redes de compradores e vendedores, ocupando uma posição especial que permite se proteger de seus concorrentes.

Fraquezas – Pode ser bastante difícil começar um negócio de leilão já que consumidores preferem comprar em locais conhecidos, confiáveis e com melhor oferta de itens.

Como obter Sucesso com o Modelo de Leilão

Muitas das empresas que adotam o modelo de leilão estão se tornando especialistas em determinados segmentos de mercado. Muitas casas de leilão, por exemplo, estão se tornando revendedores de artes e adotando um modelo de vendas privadas.

Ao invés de convidar clientes para seus leilões e verem muitos saírem por não ter nada que lhes interessam, essas casas agora estão entendendo quais as preferências de seus clientes e convidando-os para leilões privados. Isso evita a perda de receitas.

Em outras palavras, é preciso se tornar um assessoria, que orienta seus clientes sobre o que comprar e vender. Ser uma boa empresa de leilões significa otimizar as ofertas para as pessoas certas.

Caso de Sucesso do Modelo de Leilão

Fundada em 1766 por James Christie, a Christie’s é a maior casa de leilão do mundo com vendas de 7,4 bilhões de dólares em 2015.

Apesar de ter sua sede em Londres, na King Street, a empresa também possui filiais em todo o mundo: Nova York, Paris, Genebra, Roma, Milão, Los Angeles, Amesterdão, Hong Kong, Singapura, Banguecoque.

A Christie’s oferece anualmente cerca de 350 leilões em mais de 80 categorias.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Leilão

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

3 thoughts on “Modelo de Leilão

  1. Adriano says:

    Como o leilão depende muito do segmento, no caso de imóveis depende muito o edital, então gostaria entender melhor sobre esse modelo, você conhece alguns artigos, links ou livros sobre desse modelo?

    • Daniel Pereira says:

      Oi Adriano, tudo bem? Olha, de fato existem inúmeros detalhes e diferentes tipos de leilão. Mas todos eles possuem modelo de negócio baseado na precificação por parte dos ofertantes e gatilhos de preço mínimo para segurança do resultado financeiro. Dito isso, não sei bem que tipo de livro você quer a respeito disso. Se são livros mais técnicos ou de negócio mesmo. Se você especificar melhor talvez eu possa lhe ajudar. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!