Conceitos

Recursos-Chave

O bloco Recursos-Chave – ou Recursos Principais – apresenta os insumos mais importantes, ou seja, tudo aquilo que é imprescindível para que o Modelo de Negócios que está sendo desenhado venha a funcionar.

Serão esses recursos que possibilitarão o sucesso de todos os blocos previamente estudados. Isto é, são eles que irão permitir à empresa oferecer uma Proposta de Valor, criar Relacionamento com os Segmentos de

Clientes definidos e obter lucro por meio das Fontes de Receita e dos Canais de Distribuição escolhidos.

Trata-se dos principais ativos que a empresa requer para entregar o produto final ao cliente e, geralmente, são diferentes dos utilizados por seus concorrentes. Eles definem, portanto, que tipo de materiais, equipamentos e recursos humanos você precisará para dar vida a sua proposta de valor. Vamos aprofundar isso tudo um pouco mais?

Tipos de Recursos-Chave

Os Recursos-Chave, ou Recursos Principais podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos, e a empresa pode optar por comprá-los, alugá-los ou adquiri-los de parceiros:

  • Físicos: são os insumos e estruturas tangíveis de que a empresa precisa para criar sua proposta de valor, tais com edifícios, veículos, máquinas, equipamentos, pontos de venda, redes de distribuição, entre outros.
  • Intelectuais: são os recursos intangíveis, que incluem marcas, patentes, direitos autorais, conhecimentos particulares, bancos de dados etc. São recursos que demandam muito tempo e trabalho para serem desenvolvidos. Porém, uma vez concluídos, oferecem valor substancial à organização – é só você pensar na força que algumas marcas têm no mercado.
    Nos últimos vinte anos, as empresa perceberam a importância dos recursos intelectuais, o que se nota pela aumento no número de patentes e registros, por exemplo.
  • Humanos: as pessoas costumam ser os ativos mais importantes – e, por vezes, os mais negligenciados – em uma organização. Especialmente em negócios que exigem amplo conhecimento, criatividade ou contato humano, como nas áreas de atendimento, ciências, publicidade ou vendas.
  • Financeiros: recursos ou garantias financeiras abrangem dinheiro, linhas de crédito e plano de ações para funcionários. Algumas dependerão mais desse tipo de recurso e, portanto, esse serão os mais fortes na organização, que é o caso dos bancos, por exemplo.

Recursos-Chave e Propostas de Valor

A qualidade e a natureza dos recursos-chave de um Modelo de Negócios determinarão como a proposta de valor será cumprida. Na verdade, nada é um recurso-chave em si, até que esteja servindo a um aspecto particular de sua proposta de valor.

Em geral, os modelo de negócios separam as empresas em três tipos: negócios impulsionados pelo produto, negócios direcionados pelo escopo e negócios direcionados pela infraestrutura. Observe:

Negócios impulsionados pelo produto: essas focam todas as suas funções na criação e venda de um produto, o qual precisa ter características únicas e um segmento de clientes disposto a comprá-lo.

Os principais recursos para esses negócios costumam ser intelectuais e humanos, já que as organizações precisam ter propriedade intelectual e experiência em seu nicho específico.

Negócios direcionados pelo escopo: dedicam-se a oferecer uma proposta de valor a um determinado segmento de clientes. É o caso, por exemplo, de uma empresa que se especialize em ser o fornecedor de TI para todos os escritórios de advocacia dentro de uma área.

Dentre os recursos principais requeridos para tal empreendimento, estão uma inteligência bem desenvolvida sobre o segmento de clientes-alvo, um conjunto estabelecido de processos e, em alguns casos, infraestrutura especializada.

Negócios dirigidos pela infraestrutura: são aqueles que alcançam seu lucro por meio do aproveitamento de sua infraestrutura. É o caso do setor de telecomunicações, por exemplo, que precisará fazer um investimento inicial pesado em infraestrutura, para, após, colher as recompensas por anos com apenas pequenos investimentos para manter seus sistemas atualizados.

Também é o modelo de negócios dos varejistas, os quais dependem principalmente de sua infraestrutura estabelecida para sustentar sua rentabilidade no longo prazo.

Muitos empreendedores, ao avaliarem quais devem ser os principais recursos para seus negócios, não conseguem pensar estrategicamente. Ao contrário, acabam por criar recursos genéricos que seriam comuns em qualquer empresa do setor em que estão operando.

Ao invés disso, é preponderante que se faça uma avaliação de cada um dos principais recursos disponíveis e verificar quais são essenciais para o sucesso ou a ruína de seu negócio. Por exemplo, recursos humanos talentosas são uma necessidade para a maioria das empresas. Mas será que devem ser o bloco sobre o qual você baseará todo o seu negócio?

Além disso, os Recursos-Chave devem ser diretamente proporcionais ao número e o tipo de atividades-chave com as quais a sua empresa estiver envolvida. E a qualidade deles afetará a sustentabilidade e a lucratividade de toda a organização.

Por exemplo, se a empresa dobrar as vendas e começar a crescer além das expectativas, você só terá capacidade e habilidade para lidar com essa situação, se tiver plena consciência de quais são os principais recursos envolvidos, de forma a aumentar a demanda de forma coerente. Assim, você consegue saber se os seus recursos atuais atendem ao novo cenário ou há necessidade de novos investimentos.

A importância do estudo acerca dos Recursos Principais reside justamente em estar preparado para os cenários que o mercado apresentar. Tendo reconhecido que recursos estão diretamente ligados à sua Proposta de Valor e a seus Clientes, então você pode passar para o bloco seguinte do Modelo de Negócios, a fim de entender quais são as Atividades-Chave de sua organização.

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • amei demais todas as informaçoes passadas,me serviude grande aprendizado.

  • Estou fazendo uma pesquisa pra um trabalho e essa matéria me ajudou bastante. Obrigada!

  • Muito obrigada
    Graças a si e ao que aqui partilhou percebi o que são recursos chave para preencher o quadro do canva no meu 1o plano de negócios.

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

12 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago