O Modelo de Negócio de Dropshipping permite que você tenha uma loja online sem precisar ter estoque (ou inventário) de produtos. Uma vez que você realiza uma venda a um cliente final, o seu fornecedor (com que você possui um acordo de dropshipping) realiza o processo de envio do produto do seu armazém diretamente para o endereço do seu cliente. Desta forma, você não precisará nunca se preocupar com armazenamento, empacotamento e envio de produtos.

Há três elementos-chave no Modelo de Negócio de Dropshipping: o fabricante, o varejista (você) e o cliente. O papel do fabricante inclui criar os produtos, desenvolver um estoque, enviar os produtos aos clientes em nome do varejista, substituir produtos com defeito e reabastecer o estoque. Eles vendem produtos para o varejista a preços de atacado, assumindo o risco de estoque não vendido.

No Modelo de Negócio de Dropshipping, o varejista – você – vende os produtos do fabricante em seu site com a sua própria marca. Você será responsável por escolher e comercializar esses produtos. Além disso, você também se compromete em gerenciar consultas e reclamações de clientes.

O Business Model Canvas do Dropshipping

O modelo canvas de Dropshipping possui a seguinte estrutura padrão

Como o Modelo de Negócio de Dropshipping Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de dropshipping ganha dinheiro ficando com uma parte do valor cobrado ao cliente. Esse valor, o lucro bruto da operação, deve ser capaz de cobrir os custos de anúncios online (em Google Adwords, Facebook, Instagram, etc.) para que a operação seja rentável.

Diferente de um modelo de comissionamento de vendas, o modelo de dropshipping esta mais relacionado a precificação de um varejista que sabe o valor de custo do fornecedor e decide qual margem colocar sobre o produto. Essa margem é comumente estabelecida pela concorrência e pode ter um impacto direto nos lucros gerados, uma vez que este modelo depende, em sua maior parte, de tráfego pago. Quanto maior a concorrência, menor a margem e maior o custo para competir em links patrocinados.

Pontos Fortes e Pontos Fracos do Modelo de Negócio de Dropshipping

Pontos Fortes

Um dos grandes benefícios do dropshipping é que você não precisa de estoque. Nem tem que pagar pelos custos de armazenamento que acompanham a manutenção de um estoque. Efetivamente, você é um afiliado do fornecedor nesse aspecto.

Por isso mesmo, você é capaz de se estabelecer e começar a operar muito rapidamente, muitas vezes em menos de uma semana.

Você também pode explorar novas linhas de produtos com muita facilidade. Diferentemente de uma Amazon ou um negócio de e-commerce, em que você precisa esperar até que consiga testar o produto e, então, adquirir alguns para seu estoque, com dropshipping basta encontrar um fornecedor e colocar o item em seu site. Assim fica fácil de testar novas ofertas com seu público.

Obviamente, como você não está mantendo nenhum estoque, nenhum tempo é gasto com embalagem ou distribuição de mercadorias. Isso deixa muito tempo extra para promoções e experimentos de marketing, a fim de atrair mais clientes para o seu site.

Esses tipos de experimentos de marketing têm um benefício inerente ao seu SEO. Simplesmente criando novos pacotes de produtos, você estará efetivamente criando mais conteúdo para seu website, o que lhe ajudará sua classificação no Google em matéria de palavras-chave relevantes.

O modelo dropshipping é muito semelhante a um marketing de afiliado ou modelo de negócios de afiliado da Amazon, exceto que você precisa encontrar os fornecedores certos de forma independente. Não há necessidade de um grande investimento em capital inicial.

Entretanto, apesar desses aspectos positivos, ainda há muitos aspectos negativos associados a esse modelo de negócios.

Pontos Fracos

A maior desvantagem dos modelos de dropshipping é que a margem de lucro muitas vezes pode ser fina como o fio de uma navalha. Já que você não está adquirindo o produto sozinho, ou decidindo como ele está sendo enviado ou armazenado, você tem pouco espaço de manobra.

Decidir quando mexer no preço do produto ou até mesmo criar coisas como ofertas de pacotes (onde você pode dar descontos em múltiplas compras do produto, para incentivar outras compras) fica muitas vezes a critério do fornecedor. Esse é dos maiores pontos fracos, e pode ser uma limitação real.

Pior ainda, se você expandir seus negócios muito rapidamente, seu fornecedor pode não ser capaz de acompanhá-lo, já que ele pode estar recebendo seu produto de vários fabricantes diferentes, os quais também enfrentam problemas de suprimento eles mesmos. Isso pode causar um pesadelo em termos de atendimento ao cliente e até prejudicar sua reputação, caso seus pedidos não sejam atendidos ou fiquem bagunçados devido a um alto volume de vendas.

Além disso, devido às margens de lucro limitadas, pode ser mais difícil investir em publicidade. Se você estiver usando anúncios pagos, seu rastreamento precisa estar afiado, para que seus custos com propaganda não consumam todo o lucro. Ou pior, coloquem você no vermelho.

Como ter Sucesso com o Modelo de Negócio de Dropshipping

Por causa da natureza do Dropshipping, é bastante difícil de se diferenciar dos seus competidores, uma vez que todos trabalham com os mesmos fornecedores. Portanto, o primeiro passo para ter sucesso é saber se diferenciar e isso implica geralmente na escolha de um nicho de mercado ou de produto.

O segundo passo, para aqueles que já estão conseguindo operar bem em um nicho e possuem bom volume de vendas, é começar a trabalhar criando produtos com sua marca e suas especificações, encomendando-os a fabricantes chineses em maior escala e vendendo através de grandes marketplaces que gerenciam estoque e entregas para você. Porém, nessa segunda fase você deixa de ser um negócio de dropshipping e evolui para o modelo de negócio de private label.

 

Fontes:
https://empireflippers.com/dropshipping-business-model-explained/
https://www.oberlo.ca/blog/how-to-start-a-dropshipping-business
https://www.feedough.com/dropshipping-business-model-how-to-start-a-dropshipping-business/
https://www.quora.com/Is-dropshipping-a-good-business-model
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

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