Modelo Private Label

Private Label - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo Private Label funciona ao fornecer produtos rotulados com marcas de terceiros, geralmente grandes marcas varejistas que usam a força de suas marcas e pontos de venda para vender com melhores margens.

Se você faz compras regularmente em supermercados, já deve ter percebido que grandes redes como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour possuem suas próprias marcas de produtos. Não é mesmo?

O Pão de Açúcar, por exemplo, possui a marca Qualitá. Sob a qual vende desde alimentos a até produtos de limpeza e descartáveis. Mas nenhum desses produtos é fabricado pelo Pão de Açúcar, que é apenas uma rede de supermercado.

Qualita - Private Label

Eles são produzidos por empresas que adotam o Modelo Private Label. São elas que fabricam produtos adquiridos com exclusividade por seus clientes.

Apesar do exemplo do setor de supermercados, o modelo também atua nos mais diversos segmentos. Entre eles: roupas e acessórios, vitaminas e suplementos, eletrônicos e cartões de crédito.

No Brasil, esse modelo já ganhou tamanha força que um evento chamado Private Label Brazil ocorre todos os anos em São Paulo.

Mas qual é a diferença entre Private Label e White Label?

Ambos os termos são usados para descrever produtos ou serviços rotulados com a marca de um determinado revendedor.

Uma empresa que adota o modelo Private Label produz produtos para venda exclusiva por um varejista particular. Trata-se basicamente uma relação de indústria e varejo.

Uma empresa que adota o modelo White Label fornece um produto ou serviço digital distribuído para várias empresas incluírem elas mesmas suas marcas. Trata-se basicamente de uma estratégia de marketing de afiliados, mas com um reforço de marca.

O Modelo Canvas do Private Label

O Business Model Canvas do Private Label possui o seguinte padrão

Modelo Private Label - Modelo Canvas

Como o Modelo Private Label Ganha Dinheiro

O Modelo Private Label ganha dinheiro ao vender produtos em alto volume por preço de atacado para grandes varejistas aproveitarem a força de suas marcas e pontos de venda.

Desta forma, empresas Private Label não precisam investir em marca e publicidade já que elas apenas imprimem rótulos com a marca desejada pelos varejistas.

Forças e Fraquezas do Modelo Private Label

Forças – O Private label normalmente oferece aos varejistas produtos com margem muito maior do que marcas populares que investem pesado em publicidade.

Fraquezas – Empresas que adotam o modelo Private Label costumam ter grande dependência de alguns poucos clientes. O que representa um grande risco financeiro e empresarial.

Como obter Sucesso com o Modelo Private Label

Para obter sucesso com o modelo Private Label é importante que empresas  tenham uma excelente estrutura de supply chain (compras e fornecedores) para atender com qualidade a demanda variável de seus clientes.

É importante também que sejam mapeados potenciais clientes que possuem marcas e canais de distribuição fortes para um esforço de vendas bem sucedido.

Caso de Sucesso do Modelo Private Label

Fundada em 1974 como empresa de produtos de plástico, A Foxconn é hoje em dia a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo.

Somente sua fábrica na China emprega mais de 270.000 trabalhadores. A empresa possui no total mais de 1,5 milhão de empregados distribuídos em todo o mundo, incluindo unidades nos Estados Unidos, Japão e Brasil.

Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia, usando modelo Private Label. Entre seus produtos mais famosos esta o iPhone da Apple.

Mas ela não para por aí. Produtos das empresas Intel, Dell, Hewlett-Packard (HP), PlayStation da Sony, o Wii da Nintendo, o Xbox 360 da Microsoft e telefones celulares da Motorola.

Outras Empresas que Adotam o Modelo Private Label

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Private_label
http://yourbusiness.azcentral.com/difference-between-private-label-vs-white-label-25736.html
http://yourbusiness.azcentral.com/difference-between-private-label-vs-white-label-25736.html
http://ezinearticles.com/?White-Label-Vs-Private-Label-Reseller-Programs&id=6353911
https://www.quora.com/Whats-the-difference-between-private-label-and-white-label

3 thoughts on “Modelo Private Label

  1. jorge kehl says:

    Boa tarde Daniel,estou proximo de colocar no mercado odontologico uma ferramenta incrivel e nova. Uma necessidade de um dentista em particular que queria dar um pouco de conforto para seu cliente na hora dos procedimentos onde usa água pressurizada .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!