Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

O Modelo de Negócio Crowd-Knowledge funciona alavancando a sabedoria ou a inteligência de um grupo de pessoas para ajudar a pesquisa ou a tomada de decisão.

Diferentemente do Crowd-Innovation, o conhecimento da multidão não funciona com concursos e se concentra principalmente em uma abordagem de conhecimento de informações de dados para extrair sabedoria da multidão compartilhada em suas comunidades online.

Esse modelo é uma variável dos Modelos Aberto e Crowdsourcing e também pode ser denominado como Conhecimento Distribuído, Inteligência Coletiva, Sabedoria Coletiva ou Sabedoria da Multidão.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

O business model canvas do Crowd-Knowledge possui a seguinte estrutura

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Knowledge Ganha Dinheiro

O Modelo de Negócio de Crowd-Knowledge Businesses ganha dinheiro vendendo as informações coletadas em suas comunidades on-line sem expor dados privados individuais.

Um exemplo comum é do site Patients Like Me, onde grupos de pessoas que possuem as mesmas doenças crônicas se reúnem para discutir formas de lidar ou se curar (ex: grupo de diabéticos, grupo de reumatismo, etc.). As informações compartilhadas por eles são vendidas a grandes indústrias farmacêuticas, médicas ou de saúde e bem-estar, sem revelar dados dos indivíduos (apenas o que eles discutiram coletivamente).

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

Pontos fortes – Assim como qualquer outro modelo de crowdsourcing, o conhecimento da multidão pode oferecer informações sobre tópicos que raramente estarão disponíveis através de processos de pesquisa tradicionais.

Fraqueza – Reunir a multidão certa em uma comunidade on-line não é uma coisa fácil de ser feita. O valor oferecido aos usuários precisa ser claro e é provável que seja muito diferente do oferecido a pesquisadores.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Knowledge

É importante reunir o perfil de usuário correto e mantê-los envolvidos na comunidade para poder extrair informações adequadas. Transparência e ética para a ganhar confiança dos usuários também é uma obrigação para este modelo.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Collective_intelligence
https://en.wikipedia.org/wiki/Collective_wisdom
https://en.wikipedia.org/wiki/Wisdom_of_the_crowd
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago