Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Modelo de Negocio - Crowd-Innovation

O Modelo de Negócio Crowd-Innovation (também conhecido como Modelo de Inovação Aberta ou Modelo Aberto) funciona ajudando as empresas a resolver problemas e encontrar oportunidades inovadoras usando colaboradores externos.

Este modelo de negócios tem sido cada vez mais popular dentro das grandes corporações, pois seus processos burocráticos e lentos colocam-nos em posição de desvantagem os inovadores.

Semelhante à Concorrência Criativa (Crowd-Creativity), todo o sistema de inovação é baseado em concursos e prêmios. O modelo é, também, uma derivação do Crowdsourcing.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio Crowd-Innovation

O business model canvas do Crowd-Innovation possui a seguinte estrutura

Modelo de Negocio Crowd-Innovation - Modelo Canvas - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Innovation Ganha Dinheiro

As plataformas de Crowd Innovation ganham dinheiro cobrando uma taxa para listar o prêmio e ter acesso a sua rede de inovadores, bem como uma comissão em cima do valor do prêmio pago ao vencedor.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Pontos fortes – Além dos benefícios da escala e da diversidade, colabores externos são mais energizadas com motivações – como o desejo de aprender – e adotam uma abordagem mais arriscada para encontrar soluções. O contrário de um ambiente interno com funções e papéis bem definidos – e o medo de perder seu emprego – uma inovação baseada no colaborador interno dificilmente pode ter o mesmo resultado.
Fraqueza – Uma quantidade bastante boa de empresas ainda tem medo de dividir seus problemas com estranhos e em como vão lidar com propriedade intelectual, custos, etc.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Innovation

Para ter sucesso com este modelo, o negócio deve ser capaz de recrutar e manter solucionadores de problemas (inovadores) de primeira categoria em uma variedade de campos e mercados. O negócio também deve ser muito claro e fornecer informações suficientes para que os clientes tenham menos medo de lidar com a multidão (crowd) para resolver seus próprios problemas.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Fontes
https://hbr.org/2013/04/using-the-crowd-as-an-innovation-partner/
http://www.innovationinthecrowd.com/incentive-prize-competition/
http://www.theguardian.com/sustainable-business/crowdsourcing-open-innovation-change-world
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o_aberta
Resumo
Modelo de Negócio Crowd-Innovation
Nome do Artigo
Modelo de Negócio Crowd-Innovation
Descrição
O Modelo de Negócio Crowd Innovation (também conhecido como Modelo de Inovação Aberta ou Modelo Aberto) funciona ajudando as empresas a resolver problemas e encontrar oportunidades inovadoras usando colaboradores externos.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!