Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Modelo de Negocio - Crowd-Innovation

O Modelo de Negócio Crowd-Innovation (também conhecido como Modelo de Inovação Aberta ou Modelo Aberto) funciona ajudando as empresas a resolver problemas e encontrar oportunidades inovadoras usando colaboradores externos.

Este modelo de negócios tem sido cada vez mais popular dentro das grandes corporações, pois seus processos burocráticos e lentos colocam-nos em posição de desvantagem os inovadores.

Curso Business Model Canvas

Semelhante à Concorrência Criativa (Crowd-Creativity), todo o sistema de inovação é baseado em concursos e prêmios. O modelo é, também, uma derivação do Crowdsourcing.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio Crowd-Innovation

O business model canvas do Crowd-Innovation possui a seguinte estrutura

Modelo de Negocio Crowd-Innovation - Modelo Canvas - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Innovation Ganha Dinheiro

As plataformas de Crowd Innovation ganham dinheiro cobrando uma taxa para listar o prêmio e ter acesso a sua rede de inovadores, bem como uma comissão em cima do valor do prêmio pago ao vencedor.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Pontos fortes – Além dos benefícios da escala e da diversidade, colabores externos são mais energizadas com motivações – como o desejo de aprender – e adotam uma abordagem mais arriscada para encontrar soluções. O contrário de um ambiente interno com funções e papéis bem definidos – e o medo de perder seu emprego – uma inovação baseada no colaborador interno dificilmente pode ter o mesmo resultado.
Fraqueza – Uma quantidade bastante boa de empresas ainda tem medo de dividir seus problemas com estranhos e em como vão lidar com propriedade intelectual, custos, etc.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Innovation

Para ter sucesso com este modelo, o negócio deve ser capaz de recrutar e manter solucionadores de problemas (inovadores) de primeira categoria em uma variedade de campos e mercados. O negócio também deve ser muito claro e fornecer informações suficientes para que os clientes tenham menos medo de lidar com a multidão (crowd) para resolver seus próprios problemas.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Crowd-Innovation

Fontes
https://hbr.org/2013/04/using-the-crowd-as-an-innovation-partner/
http://www.innovationinthecrowd.com/incentive-prize-competition/
http://www.theguardian.com/sustainable-business/crowdsourcing-open-innovation-change-world
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o_aberta
Curso Business Model Canvas

2 thoughts on “Modelo de Negócio Crowd-Innovation

  1. Israel Dantas says:

    Olá Daniel, tudo bem?
    Você conhece algum exemplo de empresa nacional (BR) que adote o Crowd-Innovation?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!