Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

Modelo de Negocio Crowd-Knowledge

O Modelo de Negócio Crowd-Knowledge funciona alavancando a sabedoria ou a inteligência de um grupo de pessoas para ajudar a pesquisa ou a tomada de decisão.

Diferentemente do Crowd-Innovation, o conhecimento da multidão não funciona com concursos e se concentra principalmente em uma abordagem de conhecimento de informações de dados para extrair sabedoria da multidão compartilhada em suas comunidades online.

Curso Business Model Canvas

Esse modelo é uma variável dos Modelos Aberto e Crowdsourcing e também pode ser denominado como Conhecimento Distribuído, Inteligência Coletiva, Sabedoria Coletiva ou Sabedoria da Multidão.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

O business model canvas do Crowd-Knowledge possui a seguinte estrutura

Modelo de Negocio Crowd-Knowledge - Modelo Canvas - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Knowledge Ganha Dinheiro

O Crowd-Knowledge Businesses ganha dinheiro vendendo as informações coletadas em suas comunidades on-line sem expor dados privados individuais.

Um exemplo comum é do site Patients Like Me, onde grupos de pessoas que possuem as mesmas doenças crônicas se reúnem para discutir formas de lidar ou se curar (ex: grupo de diabéticos, grupo de reumatismo, etc.). As informações compartilhadas por eles são vendidas a grandes indústrias farmacêuticas, médicas ou de saúde e bem-estar, sem revelar dados dos indivíduos (apenas o que eles discutiram coletivamente).

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

Pontos fortes – Assim como qualquer outro modelo de crowdsourcing, o conhecimento da multidão pode oferecer informações sobre tópicos que raramente estarão disponíveis através de processos de pesquisa tradicionais.

Fraqueza – Reunir a multidão certa em uma comunidade on-line não é uma coisa fácil de ser feita. O valor oferecido aos usuários precisa ser claro e é provável que seja muito diferente do oferecido a pesquisadores.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Knowledge

É importante reunir o perfil de usuário correto e mantê-los envolvidos na comunidade para poder extrair informações adequadas. Transparência e ética para a ganhar confiança dos usuários também é uma obrigação para este modelo.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio Crowd-Knowledge

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Collective_intelligence
https://en.wikipedia.org/wiki/Collective_wisdom
https://en.wikipedia.org/wiki/Wisdom_of_the_crowd
Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!