Modelo de Concorrência Criativa

O Modelo de Concorrência Criativa (Crowd Creativity) é uma variação do modelo de Crowdsourcing que funciona reunindo grupos de designer e outros criativos para desenvolver peças de arte, mídia ou conteúdo através de um marketplace de concorrência.

Funciona assim: uma vez que o cliente compra um dos serviços oferecidos do site de concorrência criativa, seu projeto é listado para que milhares de designers de várias partes do Brasil (e do mundo), caso tenham interesse, iniciem um processo de brainstorm de idéias que são apresentadas ao cliente através de uma interface única.

O cliente então faz comentários (feedbacks) que ajudarão os designers a chegarem mais próximos da necessidade e gosto do cliente.

Uma vez que o cliente decide que uma das idéias chegou ao seu desejo, ele escolhe o designer vencedor que receberá então o valor do serviço pago pelo cliente.

Esse modelo é mais comum em plataformas de serviços de design para criação de logos e outras peças gráficas impressas e web, mas também pode ser usada para desenvolver produtos, embalagens, fotografia, naming, filmagems e produção de vídeo, roupas e outros bens de consumo.

O Modelo Canvas de Concorrência Criativa

O Business Model Canvas da Concorrência Criativa segue o seguinte padrão

O modelo também é conhecido como Crowd Creativity e Crowd Competition, em inglês.

Como o Modelo de Concorrência Criativa Ganha Dinheiro

O modelo de concorrência criativa ganha dinheiro retendo um percentual do dinheiro transferido do cliente para o designer vencedor da concorrência.

Ele também ganha dinheiro com a venda de benefícios adicionais como listagem do projeto com destaque ou apenas para designers de alta qualidade e/ou serviços fornecidos por parceiros como registro de marca e patente.

Forças e Fraquezas do Modelo de Concorrência Criativa

Forças – O modelo de concorrência possibilita que o cliente tenha acesso a uma grande diversidade de opções para escolher, além do dinheiro de volta caso nenhuma delas lhe agrade.

Isso gera uma oferta de ganha-ganha com grande valor.

Fraquezas – Designers de alto nível não gostam da idéia de trabalhar com concorrências sem qualquer garantia de receber um pagamento (caso o cliente não goste).

Outro ponto é que apesar de ser um modelo de crowdsourcing, os designers são trabalhadores autônomos e individuais que não se beneficiam de um trabalho de time quando atuam em grupo.

Como obter Sucesso com o Modelo de Concorrência Criativa

Para obter sucesso com o modelo de Crowd Creativity é muito importante ajudar que o cliente seja participativo em todo o processo, fazendo comentários para as idéias apresentadas.

Bem como, recrutando e mantendo um bom conjunto de designers disponíveis para participar das concorrências.

Como em todo modelo de plataforma multilateral, é importante trabalhar os dois lados envolvidos na oferta de valor da empresa de concorrência criativa.

Caso de Sucesso do Modelo de Concorrência Criativa

Fundada em 2008, na Austrália, a empresa 99 Designs é a pioneira no modelo de concorrência criativa e é, até hoje, o maior site do gênero no mundo.

A empresa expandiu em 2010 para os Estados Unidos e em 2012 para a Europa. Sua plataforma esta disponível em alemão, francês, espanhol, holandês, italiano e português.

A empresa que já recebeu mais de 45 milhões de dólares em investimentos, tem uma nova idéia de design enviada a cada 1,5 segundos e já atendeu 364,571 empresas e pagou mais de 150 milhões de dólares a sua comunidade de artistas até hoje.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Concorrência Criativa

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Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing_creative_work
http://adage.com/article/digitalnext/tools-technology-force-big-ad-industry/136019/
http://www.wired.com/2011/07/creativity-crowd/
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

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Daniel Pereira

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