Recentemente ministrei um workshop sobre Inovação em Modelos de Negócios para empresas de médio e grande porte, com operações de sucesso, já estabelecidas há muitos anos.
A inovação é sempre um desafio, principalmente para empresas bem sucedidas que existem há muitos anos. Afinal, como um dito popular afirma: “não se mexe em time que esta ganhando”.
Mas o problema do mundo de hoje é que a crescente evolução tecnológica e o surgimento de novas startups vêm aumentado o risco de tirar grandes players do mercado em pouco tempo.
Não faltam exemplos de casos assim. Não podemos deixar de lembrar da Blockbuster que não aguentou a entrada disruptiva da Netflix no mercado. Ou do o Uber que enfraqueceu e praticamente acabou com o modelo de cooperativas de Taxis.
Mas então como inovar? Quais são as estratégias para modificar o seu canvas e conseguir criar mais valor para seus clientes, sem pôr em risco toda a operação atual? Quais são as estratégias para criar mudanças sutis, porém profundamente transformadoras?
Para responder a essas perguntas, apresentei três estratégias neste workshop:
Confira abaixo o conteúdo integral dos slides deste workshop:
Este workshop foi realizado em parceria com a Clear Inovação no dia 10 de maio de 2017.
Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…
O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…
Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…
A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…
A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…
O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…