Modelos Canvas de Tipos de Empresas

Modelo de Negócio de Cooperativas

Modelo de Negocio Cooperativas

O Modelo de Negócio de Cooperativas é baseado em uma associação autônoma de pessoas que cooperam em prol de mútuos benefícios sociais, econômicos e culturais.

As cooperativas são geralmente relacionadas a organizações comunitárias sem fins lucrativos, mas vêm se tornando cada vez mais um modelo comercial comum para as empresas que prestam serviços (cooperativas de consumo) ou geram empregos/trabalho (cooperativas de trabalhadores) para seus cooperados.

Há também híbridos cooperativos, como cooperativas de trabalhadores que também são cooperativas de consumidores ou cooperativas de crédito.

Em suma, uma cooperativa é definida como “uma empresa de propriedade conjunta que se dedica à produção ou distribuição de bens ou ao fornecimento de serviços, operados por seus membros para benefício mútuo, geralmente organizados por consumidores ou agricultores”.

Por atender tanto os cooperados quanto os consumidores dos produtos pela cooperativas, eu considero que cooperativas no fundo são Plataformas Multilaterais na maioria dos casos. No caso das cooperativas de crédito, geralmente trata-se de um modelo convencional B2C.

O Business Model Canvas de Cooperativas

O modelo canvas das Cooperativas também é conhecido como Co-Op.

Modelo de Negocio Cooperativa Business Model Canvas

Como Cooperativas Ganham Dinheiro

O modelo de negócio de Cooperativas é, por sua natureza legal, uma organização sem fins lucrativos. Eles costumam cobrar uma taxa de administração para se tornar um membro (para comprar ações) e uma taxa mensal para cobrir os custos operacionais. Algumas cooperativas também podem pagar dividendos aos seus membros.

Em alguns casos abusivos, os diretores das cooperativas pagam salários absurdamente altos e criam uma ampla gama de benefícios para si mesmos (uma vez que não podem pagar bônus/dividendos).

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Cooperativas

Forças – os estudos mostram que as cooperativas têm uma vida mais longa do que outros tipos de empreendimentos (75% da taxa de sobrevivência após 3 anos contra 48%) e, portanto, um maior nível de sustentabilidade empresarial.

Fraquezas – As cooperativas possuem formas específicas de incorporação em muitos países que podem não ser adequadas para algumas empresas. Outro ponto fraco é que a democracia e os valores da igualdade são comumente distorcidos.

Como obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Cooperativas

O sucesso do modelo cooperativo está diretamente relacionado ao seu potencial de agregar seus membros e gerar benefícios para os mesmos de forma contínua e sustentável, se mantendo fiel ao seus princípios do mutualismo. Ou seja, ela precisa ser capaz de reinvestir lucros em melhores produtos e serviços alinhados com as necessidades de seus sócios cooperados.

Empresas que Adotam o Modelo de Cooperativa

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cooperative
http://www.reconomy.org/the-potential-of-the-co-operative-business-model/
http://opensource.com/business/10/7/cooperative-success-understanding-co-op-business-model
http://www.sevananda.coop/about-2/cooperative-business-model/
Resumo
Modelo de Negócio de Cooperativas
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Cooperativas
Descrição
O Modelo de Negócio de Cooperativas é baseado em uma associação autônoma de pessoas que cooperam em prol de mútuos benefícios sociais, econômicos e culturais.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Modelo de Outsourcing
Modelo de Outsourcing
Modelo de Cartao Pre-Pago - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo de Cartão Pré-Pago

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site