Inovação em Modelos de Negócios Já Estabelecidos

Recentemente ministrei um workshop sobre Inovação em Modelos de Negócios para empresas de médio e grande porte, com operações de sucesso, já estabelecidas há muitos anos.

A inovação é sempre um desafio, principalmente para empresas bem sucedidas que existem há muitos anos. Afinal, como um dito popular afirma: “não se mexe em time que esta ganhando”.

Mas o problema do mundo de hoje é que a crescente evolução tecnológica e o surgimento de novas startups vêm aumentado o risco de tirar grandes players do mercado em pouco tempo.

Não faltam exemplos de casos assim. Não podemos deixar de lembrar da Blockbuster que não aguentou a entrada disruptiva da Netflix no mercado. Ou do o Uber que enfraqueceu e praticamente acabou com o modelo de cooperativas de Taxis.

Mas então como inovar? Quais são as estratégias para modificar o seu canvas e conseguir criar mais valor para seus clientes, sem pôr em risco toda a operação atual? Quais são as estratégias para criar mudanças sutis, porém profundamente transformadoras?

Para responder a essas perguntas, apresentei três estratégias neste workshop:

  1. Produtização de Serviços ou Servitização de Produtos – empresas que oferecem serviços podem torná-los mais parecidos com produtos e ganhar escala e reduzir riscos; ou empresas que oferecem produtos podem adicionar elementos de serviço para agregar valor e aumentar a consequente satisfação e até valor cobrado por eles.
  2. Empacotamento e Desempacotamento da Oferta – com os avanços da tecnologia, o poder deixou de estar nas mãos de quem dominava a distribuição e de produção, e passou a estar na mão de quem consegue criar novos pacotes de ofertas para se adaptar a novas realidades de mercado.
  3. Adoção de Externalidades Positivas (Efeitos de Rede) – para conseguir acompanhar a escalabilidade trazida pelas novas tecnologias é necessário abrir seu modelo de negócio para agentes externos capazes de produzir ou distribuir em maior escala produtos e serviços.

Confira abaixo o conteúdo integral dos slides deste workshop:

 

Este workshop foi realizado em parceria com a Clear Inovação no dia 10 de maio de 2017.

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago