O Modelo Private Label funciona ao fornecer produtos rotulados com marcas de terceiros, geralmente grandes marcas varejistas que usam a força de suas marcas e pontos de venda para vender com melhores margens.
Se você faz compras regularmente em supermercados, já deve ter percebido que grandes redes como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour possuem suas próprias marcas de produtos. Não é mesmo?
O Pão de Açúcar, por exemplo, possui a marca Qualitá. Sob a qual vende desde alimentos a até produtos de limpeza e descartáveis. Mas nenhum desses produtos é fabricado pelo Pão de Açúcar, que é apenas uma rede de supermercado.
Eles são produzidos por empresas que adotam o Modelo Private Label. São elas que fabricam produtos adquiridos com exclusividade por seus clientes.
Apesar do exemplo do setor de supermercados, o modelo também atua nos mais diversos segmentos. Entre eles: roupas e acessórios, vitaminas e suplementos, eletrônicos e cartões de crédito.
No Brasil, esse modelo já ganhou tamanha força que um evento chamado Private Label Brazil ocorre todos os anos em São Paulo.
Índice
Ambos os termos são usados para descrever produtos ou serviços rotulados com a marca de um determinado revendedor.
Uma empresa que adota o modelo Private Label produz produtos para venda exclusiva por um varejista particular. Trata-se basicamente uma relação de indústria e varejo.
Uma empresa que adota o modelo White Label fornece um produto ou serviço digital distribuído para várias empresas incluírem elas mesmas suas marcas. Trata-se basicamente de uma estratégia de marketing de afiliados, mas com um reforço de marca.
O Business Model Canvas do Private Label possui o seguinte padrão
O Modelo Private Label ganha dinheiro ao vender produtos em alto volume por preço de atacado para grandes varejistas aproveitarem a força de suas marcas e pontos de venda.
Desta forma, empresas Private Label não precisam investir em marca e publicidade já que elas apenas imprimem rótulos com a marca desejada pelos varejistas.
Forças – O Private label normalmente oferece aos varejistas produtos com margem muito maior do que marcas populares que investem pesado em publicidade.
Fraquezas – Empresas que adotam o modelo Private Label costumam ter grande dependência de alguns poucos clientes. O que representa um grande risco financeiro e empresarial.
Para obter sucesso com o modelo Private Label é importante que empresas tenham uma excelente estrutura de supply chain (compras e fornecedores) para atender com qualidade a demanda variável de seus clientes.
É importante também que sejam mapeados potenciais clientes que possuem marcas e canais de distribuição fortes para um esforço de vendas bem sucedido.
Fundada em 1974 como empresa de produtos de plástico, A Foxconn é hoje em dia a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo.
Somente sua fábrica na China emprega mais de 270.000 trabalhadores. A empresa possui no total mais de 1,5 milhão de empregados distribuídos em todo o mundo, incluindo unidades nos Estados Unidos, Japão e Brasil.
Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia, usando modelo Private Label. Entre seus produtos mais famosos esta o iPhone da Apple.
Mas ela não para por aí. Produtos das empresas Intel, Dell, Hewlett-Packard (HP), PlayStation da Sony, o Wii da Nintendo, o Xbox 360 da Microsoft e telefones celulares da Motorola.
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Boa tarde Daniel,estou proximo de colocar no mercado odontologico uma ferramenta incrivel e nova. Uma necessidade de um dentista em particular que queria dar um pouco de conforto para seu cliente na hora dos procedimentos onde usa água pressurizada .
Muito legal, Jorge! Boa sorte com sua invenção!