O Modelo de Agregadores é baseado na reunião de conteúdo, como notícias, produtos e serviços, de diferentes fontes em um mesmo lugar com o objetivo de facilitar a vida do usuário.

Visitar frequentemente muitos sites diferentes para ler notícias e artigos ou fazer cotação de preços, pode tomar muito tempo da gente. Tecnologias de agregação ajudam a curar e consolidar muitos websites em uma única página que mostra informações novas ou atualizadas de diferentes fontes.

O uso de agregadores reduz tempo e esforço de verificação frequente de informações, criando um local único de informação ou uma espécie de jornal personalizado e portanto possui grande poder de atrair visitantes de diferentes lugares para um único ponto de encontro.

Usando o feed de notícias, geralmente criado usando a tecnologia de RSS, agregadores puxam informações e checam novos conteúdos dentro de um intervalo pré-determinado.

Apesar de não ser muito comum, websites agregadores podem reunir produtos ou serviços ao invés de notícias. Quando o faz, sua intenção é de curadoria de serviços e produtos e não de comparação de preços, realizada pelos conhecidos websites comparadores.

Existem inúmeros tipos de agregadores

  • Agregadores de eleições – um website que agrega dados de pesquisas de intenção de voto de eleições próximas (muito comum nos Estados Unidos);
  • Agregadores de Análises – um website que agrega análises de filmes, eletrônicos, restaurantes e outros tipos de produtos ou serviços;
  • Agregadores de Busca – um website (ou software desktop) que faz busca em várias ferramentas de busca ao mesmo tempo e mostrar um resultado compilado de resultados;
  • Agregador de Redes Sociais – um website ou software que reune o feed de notícias de várias redes sociais em único lugar (ex: hootsuite, stumbleupon, digg)
  • Agregador de Vídeos – um website que reúne e apresenta vídeos de diferentes fontes em um único lugar;
  • Agregadores de Notícias – um website que reúne notícias de diferentes fontes em um único lugar;
  • Agregadores de Compras – um website que reúne produtos de diferentes lojas virtuais em um único lugar (ex: shut up and take my money);
  • Agregadores de Cotações ou Preços – também conhecidos como Sites de Busca de Preços, permite que um usuário busque os melhores preços de um produto ou serviço antes de comprar. Muito comum nas áreas de seguros, viagens e produtos de lojas virtuais.

O Business Model Canvas do Modelo de Agregadores

O canvas de empresas que adotam o modelo de Agregador costumar ter este tipo de padrão

O modelo de agregador, em muitos casos, é semelhante ao de Lead Generation

Como Ganhar Dinheiro com o Modelo de Agregadores

Agregadores de conteúdo ganham dinheiro geralmente através de publicidade, utilizando redes de anúncios como Google Adsense e etc.

Agregadores de produtos ou serviços ganham dinheiro através de um modelo de marketing de afiliados ou lead generation, ganhando uma comissão pela venda ou valor por oportunidade de venda gerada.

Forças e Fraquezas do Modelo de Agregadores

Forças – Em nenhum dos casos, agregadores não produzem conteúdo, nem possuem produtos ou prestam serviços. O que reduz drasticamente o risco deste tipo de negócio, uma vez que não existe investimentos em equipe, estoque, capital de giro, maquinário e etc.

Fraquezas – Agregar não é suficiente. Como em qualquer outro tipo de website, é necessário competir por tráfego / visitantes. Ou seja, o esforço de marketing é igualmente trabalhoso.

Como obter Sucesso com o Modelo de Agregadores

A chave do sucesso dos agregadores esta na curadoria. É necessário criar e fazer funcionar um sistema de curadoria de contéudo ou produtos/serviços para conseguir entregar valor para os visitantes do site.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Agregadores

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Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • Olá, Daniel!

    Parabéns pelo excelente post "Modelo de Agregadores", cujo conteúdo sintético, claro e objetivo aborda iniciação à construção do CANVAS ancorado em websites agregadores, donde de maneira geral este assunto tem pouca ou quase nenhuma abordagem indicativa de como pensar composição desta importante proxi empreendedora.

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Daniel Pereira

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