O Modelo de Agregadores é baseado na reunião de conteúdo, como notícias, produtos e serviços, de diferentes fontes em um mesmo lugar com o objetivo de facilitar a vida do usuário.
Visitar frequentemente muitos sites diferentes para ler notícias e artigos ou fazer cotação de preços, pode tomar muito tempo da gente. Tecnologias de agregação ajudam a curar e consolidar muitos websites em uma única página que mostra informações novas ou atualizadas de diferentes fontes.
O uso de agregadores reduz tempo e esforço de verificação frequente de informações, criando um local único de informação ou uma espécie de jornal personalizado e portanto possui grande poder de atrair visitantes de diferentes lugares para um único ponto de encontro.
Usando o feed de notícias, geralmente criado usando a tecnologia de RSS, agregadores puxam informações e checam novos conteúdos dentro de um intervalo pré-determinado.
Apesar de não ser muito comum, websites agregadores podem reunir produtos ou serviços ao invés de notícias. Quando o faz, sua intenção é de curadoria de serviços e produtos e não de comparação de preços, realizada pelos conhecidos websites comparadores.
Existem inúmeros tipos de agregadores
Índice
O canvas de empresas que adotam o modelo de Agregador costumar ter este tipo de padrão
O modelo de agregador, em muitos casos, é semelhante ao de Lead Generation
Agregadores de conteúdo ganham dinheiro geralmente através de publicidade, utilizando redes de anúncios como Google Adsense e etc.
Agregadores de produtos ou serviços ganham dinheiro através de um modelo de marketing de afiliados ou lead generation, ganhando uma comissão pela venda ou valor por oportunidade de venda gerada.
Forças – Em nenhum dos casos, agregadores não produzem conteúdo, nem possuem produtos ou prestam serviços. O que reduz drasticamente o risco deste tipo de negócio, uma vez que não existe investimentos em equipe, estoque, capital de giro, maquinário e etc.
Fraquezas – Agregar não é suficiente. Como em qualquer outro tipo de website, é necessário competir por tráfego / visitantes. Ou seja, o esforço de marketing é igualmente trabalhoso.
A chave do sucesso dos agregadores esta na curadoria. É necessário criar e fazer funcionar um sistema de curadoria de contéudo ou produtos/serviços para conseguir entregar valor para os visitantes do site.
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉
Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…
O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…
Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…
A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…
A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…
O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…
View Comments
Olá, Daniel!
Parabéns pelo excelente post "Modelo de Agregadores", cujo conteúdo sintético, claro e objetivo aborda iniciação à construção do CANVAS ancorado em websites agregadores, donde de maneira geral este assunto tem pouca ou quase nenhuma abordagem indicativa de como pensar composição desta importante proxi empreendedora.
Muito obrigado, Gastão!