O modelo de permuta funciona ajudando pessoas ou empresas a trocar bens ou serviços por outros bens ou serviços sem usar dinheiro.
Embora tenha sido a primeira forma de comércio na história da humanidade, as trocas comerciais com base na internet surgiram como um segmento poderoso, com transações de troca global representando aproximadamente 23% do valor total de transações comerciais mundiais, estimadas em US $ 15,9 trilhões, segundo dados da Associação Internacional de Comércio Recíproco (IRTA)
A indústria moderna de comércio e troca inclui quatro grandes setores:
A chave para o crescimento da indústria de permuta nos últimos trinta e cinco anos resulta do desenvolvimento subseqüente de sofisticados softwares baseados na Internet para maximizar as oportunidades de negociação.
Devido à crise financeira global, muitos governos reconheceram o benefício econômico do aumento do comércio que os sistemas de permuta proporcionam. A maioria dos governos seguiu o modelo norte-americano e aceitou transações de troca como uma forma alternativa viável de comércio e, portanto, considerou as transações de troca como um evento tributável.
O benefício fundamental que atrai as empresas para um modelo de varejo de troca é o princípio de maximizar / utilizar as capacidades não utilizadas, seja o tempo não utilizado (ocioso) ou inventário não utilizado. As soluções de troca são baseadas no objetivo de aumentar as receitas de seus participantes sem deslocar seus recursos de caixa (financeiros) existentes.
Mas o mercado de permuta vai além do B2B e agora começa a chegar ao mercado B2C com iniciativas do chamado “consumo colaborativo”. Existem sites que ajudam a trocar até mesmo tempo com outras pessoas (ex: 1 hora de aula de espanhol trocada por 1 hora de aula de violão)
Índice
Existem inúmeros websites de permuta que são gratuitos e fazem dinheiro com espaço publicitário.
Mas existem também sites profissionais de permuta B2B que cobram pela admissão de novos usuários, por transação (por cada troca realizada) ou uma taxa mensal para participar do clube de troca.
Forças – 45% dos donos de negócios se dizem abertos para permutar produtos ou serviços com clientes ou fornecedores e 23% dizem que a suas atividades de permuta aumentaram devido a crise econômica.
Fraquezas – A necessidade da presença de coincidência dupla de necessidade de troca (oferta de X em troca de Y) e a ausência de uma medida comum de valor (o que leva a criação de moedas virtuais / locais).
Para obter sucesso com o modelo de permuta, você deve ser capaz de criar e desenvolver uma rede de relacionamento com empresas que adotam a permuta como um pilar comercial estratégico. Também deve limitar o número de empresas que oferecem os mesmos bens ou serviços para que os benefícios da adesão a um grupo de permuta não sejam diluídos entre muitas empresas.
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Bom Domingo. Gostaria de participar desse "Modelo de permutas".