Modelo de Negócio do Basecamp

O Modelo de Negócio do Basecamp é do tipo SaaS pois oferece diferentes planos de acesso ao seu software de gerenciamento de projetos cobrando uma assinatura mensal.

O Basecamp foi criado pela 37Signals, empresa famosa pelos seus sócios-fundadores Jason Fried (autor dos livros Rework e Remote) e David Heinemeier Hansson (criador do framework Ruby on Rails).

A empresa nasceu como uma agência de web design e desenvolveu o Basecamp como uma ferramenta interna para gerenciamento dos seus próprios projetos.

Percebido seu potencial de mercado, o Basecamp foi lançado no mercado como um software na nuvem revolucionário por quebrar o antigo padrão de gerenciamento de projetos estabelecido pelo Microsoft Project.

O Basecamp ganhou fama por uma forte publicação de artigos em seu blog com opiniões fortes sobre gestão de empresas, surfando desde muito cedo a onda de marketing de conteúdo e chamando a atenção de usuários e mídia em todo o mundo.

A sempre manteve uma estrutura enxuta e nunca utilizou de capital de risco para seu crescimento – mesmo com menos de 50 funcionários a empresa possui 15 milhões de usuários. Porém, com o tempo expandiu o seu portfolio de produtos para cerca de 6 softwares diferentes.

Mas em 2014, a empresa decidiu focar exclusivamente no seu software original, mudando inclusive o seu nome para Basecamp e incorporando alguns dos seus outros softwares como funcionalidades do principal.

Uma mudança radical, mas um tanto quanto comum no mundo corporativo. Outras empresas já fizeram o mesmo, no passado. Já vimos empresas como GE vendendo ou fechando suas unidades de negócio menos lucrativas. Ou a IBM vendendo sua unidade de computadores pessoais para Le Novo, com o objetivo de focar no seu core-business.

Modelo de Negócio do Basecamp no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas do Basecamp

Como o Basecamp Ganha Dinheiro

O Basecamp ganha dinheiro cobrando três tipos de mensalidade:

  • 29 dólares por mês para times internos (mesma organização, número livre de usuários e projetos)
  • 79 dólares por mês para times internos e clientes (tenha seus clientes participando do gerenciamento do projeto, número livre de clientes, usuários e projetos)
  • 3.000 dólares por ano para grandes empresas que precisam de grande capacidade de armazenamento (2 terabytes), maior nível de disponibilidade e consultoria de implantação.

A empresa não revela seu faturamento, mas um post recente estima que seu faturamento seja de 168 milhões de dólares por ano. Para uma empresa com menos de 50 funcionários, isso significa uma lucratividade muito acima do que vejo por aí no mercado.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio do Basecamp

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

12 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago