Modelo de Negócio de Serviços Produtizados

O Modelo de Negócio de Serviços Produtizados (ou Produtização) funciona oferecendo um pacote de serviços pré-determinado com preço, escopo e prazo fixos, em vez de um serviço customizado (Ad Hoc) cobrado por hora.

O serviço produtizado pode ir de um nível médio de serviço (mais flexível e personalizável) até quase nenhum nível de serviço (mais próximo do conceito do produto). Porém, é importante entender que um serviço produtizado não significa necessariamente inflexibilidade. O que ele possui é a capacidade de trazer mais escala à medida em que riscos são reduzidos com processos bem definidos e replicáveis.

Dois casos muito interessantes que exemplificam esse modelo de negócio com diferentes níveis de serviço são o Legal Zoom (aqui no Brasil temos o Wonder Legal) que produtizou serviços jurídicos com algum nível de serviço / customização e o Brand Bucket que produtizou a criação de marcas (nome, domínio e logo) com nenhum nível de serviço.

Na Legal Zoom, é possível abrir empresas, criar contratos e outros documentos jurídicos 100% online, apenas preenchendo formulários, com uma enorme redução do número de horas de honorário advocatícios que normalmente se paga para estes tipos de serviços. Na Legal Zoom, advogados só entram em cena em partes muito específicas dos processos em que a participação de um profissional é inevitável, dando grande escala ao negócio e conseguindo reduzir enormemente os valores dos serviços oferecidos.

Já na Brand Bucket, você pode encontrar Marcas prontas, que incluem o nome, um domínio .com já registrado para o site na internet e uma logomarca desenhada profissionalmente. Um serviço feito por agências de design e branding oferecido como um produto de prateleira que pode ser pago e recebido em uma fração do tempo que um serviço levaria. Fora o grande risco eliminado por você saber de antemão exatamente o que vai receber.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Serviços Produtizados

O modelo canvas do Serviço Produtizado segue o seguinte padrão:

Como o Modelo de Negócio de Serviços Produtizados Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de serviços produtizados ganha dinheiro vendendo serviços empacotados por um preço menor do que serviços semelhantes no mercado, porém com toda uma parte operacional otimizada para dar maior escala e reduzir custos. No fundo é um modelo que trabalha com alto volume e custos / preços mais baixos.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Serviços Produtizados

Forças – O modelo remove totalmente a taxa horária da equação, traz escalabilidade e reduz o ciclo de vendas.

Fraquezas – Se o modelo não calcular o preço e desenhar processos otimizados corretamente, acabará cobrando pouco, trabalhando muito mais e estressando todo o sistema.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Serviços Produtizados

Para obter sucesso no modelo de serviços produtizados é fundamental ter um processo replicável muito bem definido (gerando menos surpresas desconhecidas) a ponto de que as empresas sejam mais lucrativas com os preços menores do que os serviços customizáveis semelhantes oferecidos por outras empresas no mercado.

É preciso ter em mente que existe um limite ao quão otimizado seus processos podem ser na fase pré-operacional, pois somente com a experiência da execução será possível identificar oportunidades de melhoria. Por isso, o sucesso deste modelo esta baseado em um mindset de constante busca por otimização dos processos para aumento da escala, redução de custos e maior lucratividade.

Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Serviços Produtizados

Fontes:
http://studiofellow.com/articles/productized/
http://www.sitepoint.com/free-hourly-trap-productized-services/
https://casjam.com/productize/
http://www.ugurus.com/blog/productize-your-service-business-to-make-money-while-you-sleep
http://paulkortman.com/2014/10/30/productizing-service-business/
http://www.smashingmagazine.com/2015/01/lessons-learned-building-a-productized-service/
http://www.richardpatey.com/productized-services-as-a-service/
http://pt.slideshare.net/aarni/how-to-pr
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

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Daniel Pereira

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