O Modelo de Adware, ou software baseado em propaganda, é um modelo de negócios no qual um software é oferecido gratuitamente (ou a um preço reduzido) para seus usuários em troca de exposição a publicidade.

O modelo foi muito famoso entre softwares desktop, na década de 90 e início dos anos 2000, quando a internet começou a ganhar popularidade ao redor do mundo.

Em sites como Tucows e CNET, era possível baixar softwares classificados como freeware, shareware e adware.

Com o passar dos anos, o termo Adware ganhou uma conotação pejorativa por ter sido associado a softwares instalados sem o consentimento do usuário para exposição indevida de anúncios em formatos de pop-ups nos navegadores de internet.

Hoje, uma busca pelo termo na internet lhe retornará principalmente anúncios e artigos sobre softwares antí-virus.

Porém, o modelo de Adware evoluiu para softwares na nuvem e passou a ser adotado por grandes empresas como forma de monetizar a oferta de serviços gratuitos.

É o caso do Google e sua plataforma de busca, que permite buscar gratuitamente mas com exposição de anúncios de terceiros ao usuário. Assim também fazem empresas como Facebook, Twitter, Livejournal, Wix e etc.

O Modelo Canvas do Adware

O Business Model Canvas do Adware segue o seguinte padrão

Como o Modelo de Adware Ganha Dinheiro

O modelo de Adware ganha dinheiro vendendo exposição de anúncios para os usuários de seu software.

Os anúncios podem ser exibidos de inúmeras maneiras, como banners, pop-ups, telas de instalação, etc.

Esse modelo possui dois clientes, um que usa o software gratuito e outro que paga para exibir anúncios. Portanto, ele também é considerado um Modelo de Plataforma Multilateral.

Forças e Fraquezas do Modelo de Adware

Forças – O modelo elimina o problema com pirataria e aumenta a adoção do software por oferecê-lo gratuitamente.

Fraquezas – O modelo foi amplamente usado pelas chamadas aplicações potencialmente não desejadas, as quais afetam a produtividade e eficiência de computadores e que são classificadas como malware por softwares anti-virus. Ou seja, Adware é, hoje em dia, um termo muito mal visto.

Como obter Sucesso com o Modelo de Adware

O Adware, assim como qualquer outro modelo de negócio baseado em publicidade, deve ser usado de forma ética.

A oferta do software deve ser útil e de qualidade para o usuário e os anúncios não devem atrapalhar ou incomodar a experiência do usuário.

Assim como qualquer outra empresa de mídia, é fundamental oferecer um grande número de usuários para garantir alta exposição dos anúncios e consequente grande valor (benefício) aos anunciantes.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Adware

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago