O Modelo de Adware, ou software baseado em propaganda, é um modelo de negócios no qual um software é oferecido gratuitamente (ou a um preço reduzido) para seus usuários em troca de exposição a publicidade.
O modelo foi muito famoso entre softwares desktop, na década de 90 e início dos anos 2000, quando a internet começou a ganhar popularidade ao redor do mundo.
Em sites como Tucows e CNET, era possível baixar softwares classificados como freeware, shareware e adware.
Com o passar dos anos, o termo Adware ganhou uma conotação pejorativa por ter sido associado a softwares instalados sem o consentimento do usuário para exposição indevida de anúncios em formatos de pop-ups nos navegadores de internet.
Hoje, uma busca pelo termo na internet lhe retornará principalmente anúncios e artigos sobre softwares antí-virus.
Porém, o modelo de Adware evoluiu para softwares na nuvem e passou a ser adotado por grandes empresas como forma de monetizar a oferta de serviços gratuitos.
É o caso do Google e sua plataforma de busca, que permite buscar gratuitamente mas com exposição de anúncios de terceiros ao usuário. Assim também fazem empresas como Facebook, Twitter, Livejournal, Wix e etc.
Índice
O Business Model Canvas do Adware segue o seguinte padrão
O modelo de Adware ganha dinheiro vendendo exposição de anúncios para os usuários de seu software.
Os anúncios podem ser exibidos de inúmeras maneiras, como banners, pop-ups, telas de instalação, etc.
Esse modelo possui dois clientes, um que usa o software gratuito e outro que paga para exibir anúncios. Portanto, ele também é considerado um Modelo de Plataforma Multilateral.
Forças – O modelo elimina o problema com pirataria e aumenta a adoção do software por oferecê-lo gratuitamente.
Fraquezas – O modelo foi amplamente usado pelas chamadas aplicações potencialmente não desejadas, as quais afetam a produtividade e eficiência de computadores e que são classificadas como malware por softwares anti-virus. Ou seja, Adware é, hoje em dia, um termo muito mal visto.
O Adware, assim como qualquer outro modelo de negócio baseado em publicidade, deve ser usado de forma ética.
A oferta do software deve ser útil e de qualidade para o usuário e os anúncios não devem atrapalhar ou incomodar a experiência do usuário.
Assim como qualquer outra empresa de mídia, é fundamental oferecer um grande número de usuários para garantir alta exposição dos anúncios e consequente grande valor (benefício) aos anunciantes.
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