O Modelo Buy One Give One (BOGO) funciona vendendo produtos com caridade embutida. Isso significa que para cada produto comprado por um cliente outro é doado para pessoas carentes.
O modelo é baseado no pressuposto de que, em um mundo extremamente consumista, todos desejamos fazer o bem e/ou reduzir o peso na consciência.
Apesar de suas boas intenções o Modelo foi amplamente criticado por especialistas sociais.
Eles afirmam que seu impacto é muito pequeno nas causas da pobreza e podem até mesmo reduzir a demanda por produtos fabricados localmente. O que reduziria o estímulo a negócios e empreendedores nas regiões pobres.
Independente das críticas, é um modelo bastante popular nos dias de hoje.
Índice
O Business Model Canvas de empresas que adotam o modelo Buy One Give One possui o seguinte padrão
Esse modelo também é conhecido como One-for-One e é considerado uma forma de Empreendedorismo Social.
O Modelo Buy One Give One ganha dinheiro adotando estratégias de venda direta, retirando intermediários e, com isso, aumentando as margens para que cada venda permita realizar doações.
Mas em muitos casos, as empresas que adotam este modelo vendem através de varejistas parceiros e portanto adotam a estratégia de doar produtos que são mais baratos do que aqueles comprados pelos clientes.
Forças – O modelo atrai grande publicidade e mídia, além de gerar empatia com a caridade embutida.
Fraquezas – Muitas críticas foram publicadas em diferentes veículos dizendo que ele falha em trazer prosperidade econômica a comunidades carentes e não é viável no longo prazo. Mas diversas empresas que adotam este modelo estão vivas para provar o contrário.
O segredo para obter sucesso com esse modelo é abraçar uma causa que tenha significado para seus clientes e embutir o custo da doação de forma inteligente no fluxo de caixa da empresa.
É fundamental também que o produto seja de excelente qualidade e tenha preço competitivo, pois sem isso ninguém terá interesse em fazer a compra em primeiro lugar.
Tom Shoes foi a primeira empresa com um modelo de sucesso que possui doações embutidas em sua oferta de valor. Focado em vender sapatos, a empresa passou a ganhar destaque na mídia e entre seus clientes ao declarar que para cada par de sapato comprado um outro é doado para uma criança carente em um país subdesenvolvido.
Fundada em 2006, a empresa rapidamente ganhou atenção da mídia e depois de um artigo no Los Angeles Times vendeu 10.000 pares nos primeiros seis meses de operação. Nesse mesmo ano 10.000 pares de sapatos foram doados a crianças carentes na Argentina.
Em 201w, a empresa já tinha seus produtos presentes em mais de 500 varejistas parceiros e já havia doado mais de 2 milhões de pares de sapato.
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Muito obrigada pela análise. Outro exemplo importante no Brasil seria a Reserva que doa pratos de comida por cada peça vendida