Categories: Conceitos

Canvas: como fazer?

Uma pergunta que recebo comumente é Canvas como fazer? O Business Model Canvas é uma ferramenta visual e prática que costuma ser facilmente utilizada pelas mais diversas pessoas.

Ao abrir uma empresa ou começar um negócio próprio, as dúvidas só não são maiores que os sonhos. É preciso definir área de mercado, público alvo, nicho, quantidade de funcionários, dentre outras tantas indagações.

É preciso colocar o sonho no papel de forma clara e objetiva. Dessa forma, o empreendedor pode saber se o negócio é realmente viável e pode procurar parceiros ou até mesmo investidores que façam o plano decolar e virar realidade.

Muitas vezes vemos ótimas ideias fracassarem em poucas semanas. Isso nos mostra que não basta sonhar, é preciso saber colocar em prática e estruturar os planos. Para isso, o primeiro passo é fazer o Canvas (também conhecido como Business Model Canvas), uma ferramenta de planejamento que pode ser utilizada para empresas novas ou que já atuam no mercado.

Business Model Canvas significa Painel de Modelo de Negócios. O conceito surgiu com o livro de mesmo nome, lançado em 2010 por Alexander Osterwalder. O Canvas pode ser considerado a visualização do conceito de Modelo de Negócios.

Canvas: Como fazer

O Canvas é dividido em nove componentes básicos: segmento de clientes, proposta de valor, canais, recursos chave, parcerias principais, fontes de receitas, estruturas de custos, atividade-chave e relacionamento com os clientes.

Essas nove divisões são baseadas nas quatro áreas básicas de um negócio: viabilidade financeira, oferta, clientes e infraestrutura. É preciso conhecer e definir cada área antes de começar a colocar os planos em prática.

Para simplificar esse processo, Alexander Osterwalder criou um gráfico simplificado, conhecido como Quadro de Modelagem de Negócios ou Canvas. Para desenvolver um canvas é necessário seguir uma ordem de preenchimento.

Osterwalder defende a importância de montar um grande painel na parede, visível para todos os envolvidos, para acompanhar a criação dos negócios ou a expansão de uma empresa que já está no mercado, mas quer lançar um novo projeto. O painel deve conter as nove divisões, sendo que cada uma pode ter uma cor. Você pode usar papeis e canetas de diversas cores, de forma a facilitar a leitura do seu Canvas.

As ideias não precisam ser fixas, elas podem (e devem) acompanhar as necessidades da empresa em cada fase de crescimento. É válido renovar este painel com frequência, para avaliar os pontos que tem funcionado e quais detalhes podem ser melhorados. Não tenha medo de escrever, lembre-se que tudo pode ser editado ou apagado. O primeiro passo para tornar uma ideia mais clara é colocá-la na ponta do lápis, para depois poder editar, revisar e alterar até alcançar o resultado ideal.

Nunca se sabe quando as melhores ideias podem surgir. Contar com o mapa do sucesso para o seu negócio diretamente no celular permite planejar o caminho da sua empresa quando você estiver no meio de uma aula, preso no engarrafamento ou esperando na fila do banco.

O importante é registrar e discutir com pessoas com diferentes experiências e pontos de vista. O trabalho integrado de equipes multidisciniplinares pode fazer uma grande diferença.

Passo a Passo Canvas Como Fazer

  1. Imprima o Business Model Canvas em formato A3 ou A2 para usar como poster (Você pode baixá-lo clicando aqui)
  2. Compre um monte de Post-its e algumas canetas pilot
  3. Marque uma data e local
  4. Convide profissionais com diferentes perfis e experiências
  5. Peça para que eles estudem sobre o business model canvas
  6. Realize um workshop de preenchimento do canvas
  7. Crie diferentes versões, não existe certo ou errado
  8. Escolha as três melhores versões e analise elas com a SWOT do Canvas
  9. Escolha a versão vencedora
  10. Crie um plano de ação para testar hipóteses e implementar o canvas escolhido

Conclusão

Fazer um canvas é um processo de ideação em grupo. Não é difícil e não existe certo ou errado. Apenas o mercado será capaz de dizer se o seu modelo de negócio foi criado corretamente ou não. E isso virá com testes e execução.

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • Boa tarde Daniel, antes demais obrigado pela disponibilidade de divulgar estes teus conhecimentos de uma forma tão útil.
    Eu estou a fazer uma tese sobre modelos de negócio de ONGD's na área da educação em Paises PALOP com base no CANVAS, e gostaria de poder receber algumas sugestões da tua parte, visto que és perito nisto.
    Obrigado pela a atenção

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

11 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago