Modelo de Customização em Massa

O Modelo de Customização em Massa funciona permitindo que clientes personalizem produtos no ato da compra, com base em suas preferências, por um preço acessível e boa velocidade de produção e entrega.

Trata-se de um modelo de negócios possibilitado pelo uso de sistemas automatizados de fabricação e interface web amigável. Esses sistemas combinam baixo custo com processos de produção flexíveis que permitem a personalização em massa.

Isso só é possível com a chamada verticalização da produção. Enquanto, a grande maioria das empresas costuma terceirizar toda ou parte de sua produção (ex: montadora de automóveis), na verticalização as empresas passam a fabricar e beneficiar seus produtos em todas (ou na grande maioria) das etapas da produção.

O Modelo Canvas do Customização em Massa

O Modelo Canvas do Customização em Massa segue o seguinte padrão

Como o Modelo de Customização em Massa Ganha Dinheiro

O modelo de Customização em Massa ganha dinheiro cobrando preços semelhantes (ou levemente mais altos) do que empresas de produção em massa, mas com o diferencial de produtos que atendem necessidades específicas dos clientes.

Além disso, o modelo evita que empresas tenham perdas financeiras com estoque não vendido. O que acaba por aumentar a lucratividade das empresas.

Forças e Fraquezas do Modelo de Customização em Massa

Forças – O modelo cria valor pela interação direta entre empresa e cliente para promover a personalização dos produtos. O maior valor agregado também resultado em benefícios para estratégias de marketing.

Fraquezas – O modelo requer investimentos iniciais altos para aquisição e montagem de um processo de venda com maquinário e robótica que permite a produção de itens customizados com bom preço e boa velocidade.

Como obter Sucesso com o Modelo de Customização em Massa

Para obter sucesso com este modelo de Customização em Massa é fundamental criar processo de produção otimizados equilibrados com diferentes níveis de customização, software e robótica/equipamento.

Isso significa que a empresa deve impor limites às possibilidades de customização para tornar o negócio viável. De nada adianta permitir customização total do produto que inviabilize o negócio por causa de custos, investimento, preço e tempo de entrega fora do desejado.

Caso de Sucesso

Um bom exemplo é a empresa Blank Label que, através de seu site, permite que qualquer pessoa possa criar camisas com suas medidas escolhendo tipo de gola, tipo de punho, formato da camisa, tecido do bolso, tipo de botão e assim por diante.

Ao finalizar o pedido e realizar o pagamento, o sistema do site se comunica automaticamente com a linha de produção que costura a camisa, embala e envia por correio para o cliente. Uma maravilha, não é mesmo? Praticamente um alfaiate express!

Desta maneira, o Blank Label consegue criar um sistema de customização de alta escalabilidade.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Customização em Massa

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Mass_customization
http://wps.prenhall.com/bp_turban_ec_2012/207/53241/13629780.cw/content/index.html
http://pure.au.dk/portal/files/45282751/Mass_Customization.pdf
http://www.build-to-order-consulting.com/mc.htm
http://www.madeforone.com/us/concepts/MCDefinition.html
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

11 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago