Recentemente, Brian Chesky, CEO do Airbnb, publicou, em seu twitter, uma imagem com os efeitos de rede no Airbnb nos últimos 5 anos.

A imagem abaixo é um gráfico real, que demonstra todos os pontos interligados por turistas (suas cidades natais) e locais de hospedagem que visitaram.

Essa imagem me fez lembrar que, em uma plataforma multilateral como o Airbnb, efeitos de rede são causados pelos diferentes grupos de clientes que fazem parte dela: produtores e consumidores.

Efeitos de Rede em Plataformas Multilaterais como o Airbnb

Para quem não é familiar com o conceito de efeitos de rede, vou relembrar aqui sua definição:

Efeito de rede é o resultado que a quantidade de usuários tem sobre o valor de um bem ou serviço. Em outras palavras, quando o efeito de rede está presente, o benefício de um produto ou serviço aumenta conforme o número de usuários também aumenta.

Eu considero importante ressaltar que, no caso das plataformas, o efeito de rede esta essencialmente concentrado no lado dos produtores (ou ofertantes). Afinal, o Airbnb passa a ter mais valor a medida que mais lugares (quartos, casas, apartamentos, etc.) passam a integrar sua oferta de opções para turistas de todo o mundo.

Em uma primeira análise, podemos facilmente achar que o Airbnb não se torna mais valioso quanto mais turistas (consumidores) estiverem usando sua plataforma, pois a maioria de nós o usa para se hospedar e não para ganhar dinheiro alugando locais ociosos. Mas mais turistas geram mais valor para os donos de locais para locação.

Ou seja, em uma plataforma multilateral, o efeito de rede é sempre de um lado para o outro (e vice-versa): mais turistas significam mais valor para donos de lugares para locação e mais lugares para locação significam mais valor para turistas.

Existem também efeitos de rede para um mesmo lado (ou mesmo segmento de clientes) e apesar de menos poderosos, são igualmente importantes. Não podemos descartar que consumidores também agregam valor a outros consumidores quando contribuem com conteúdo para a plataforma.

Por exemplo, um dos conteúdos mais importantes são os reviews (ou avaliações) deixadas pelos consumidores. Eles ajudam que outros consumidores tomem melhores decisões, que produtores (os hostess) ofereçam lugares com mais qualidade, aumentando assim o valor do Airbnb para seus demais usuários.

As oportunidades de efeitos de rede estão escondidas em muito mais lugares do que se pode imaginar e Brian Chesky sabe muito bem disso. Não é à toa que o Airbnb segue crescendo com a startup mais valiosa criada nos últimos 10 anos no Vale do Silício.

Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

11 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago