Como Usuários Pagam pelo Uber ao Redor do Mundo

Recentemente esbarrei em um artigo no linkedin que mostrava uma pesquisa sobre como usuários pagam pelo uber ao redor do mundo e me surpreendi com alguns dados.

Eu sempre fui um grande fã do Modelo de Negócio do Uber, principalmente pela experiência entregue ao usuário, incluindo a facilidade de pagamento. Afinal, quem usa taxi sabe o estresse que é o pagamento com dinheiro e a falta de troco ao final da corrida.

Para mim, a facilidade do pagamento do cartão de crédito não deixava dúvidas de que essa era a forma de pagamento preferido dos usuários e que a decisão de aceitar dinheiro era um grande tiro no pé da experiência de passageiros e motoristas.

Mas pelo jeito, eu estava errado. A adoção do pagamento em dinheiro (cash) é uma estratégia fundamental para países como Brasil, México, Índia e Colômbia.

Como Usuários Pagam pelo Uber nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a maioria dos usuários paga pelo Uber via cartão de crédito e ou de débito. Eles adicionam seus cartões Visa ou Mastercard durante o processo de criação de conta e nunca mais pensam em trocar a forma de pagamento adotada. O fato de ser possível pagar no cartão de débito pelo app (ou compras na internet) sem ter que ficar colocando senha (como acontece aqui no Brasil), elimina qualquer necessidade de pagar com dinheiro. Por isso, 78% das corridas feitas por lá são pagas com Visa, Mastercard, American Express ou Discover. PayPal é o terceiro colocado com um pouco menos de 9%. Pagamento em dinheiro não é uma realidade para os americanos.

Como Usuários Pagam pelo Uber na Austrália

Na Austrália, usuários também possuem preferências de pagamento similares aos americanos, mas o Paypal possui participação maior – de quase 20% das corridas. Novamente, por ser um país extremamente desenvolvido, como os EUA, o pagamento em dinheiro é inexistente.

Como Usuários Pagam pelo Uber na Rússia

A situação na Russia é ainda mais centralizada em cartões de crédito, com mais de 90% dos pagamentos feitos por esse meio. A participação do pagamento em dinheiro é muito pequena, mas existente por ser um país ainda com uma pequena parte da população não-bancarizada.

Mas foi olhando especificamente o gráfico da participação do pagamento em dinheiro que pude ver uma dominância desse meio de pagamento em países emergentes com populações não-bancarizadas e com pouco acesso a cartões de crédito. Por isso, aceitar pagamento em dinheiro é uma estratégia fundamental do Uber para penetração e crescimento no mercado global.

Como Usuários Pagam pelo Uber no Brasil

O Brasil, por exemplo, é um país com 55 milhões de adultos não-bancarizados, o que demonstra um grande contraste com Estados Unidos, Austrália e até mesmo a Rússia. Por aqui, mais de 25% das corridas são pagas em dinheiro. Principalmente utilizando o serviço de UberX nos subúrbios das grandes cidades.

Como Usuários Pagam pelo Uber na Índia

Finalmente, para motivos de comparação, na Índia, com uma população não-bancarizada proporcional ao seu número de habitantes, mais de 65% das corridas são pagas em dinheiro. O Paytm, o equivalente ao Paypal da India, vêm em segundo lugar com mais de 30% das corridas, deixando apenas cerca de 10% de participação para Visa e Mastercard dos pagamentos restantes.

Considero muito interessante entender que, apesar da minha preferência pelo pagamento via cartão de crédito, o pagamento em dinheiro é fundamental em dois dos grandes mercados do Uber: Brasil e India. Neles o pagamento em moeda ainda é Rei (cash still king).

Entender como usuários pagam pelo Uber ao redor do mundo aponta para uma imensa oportunidade de mercado. Quem irá aproveitar essa oportunidade para os não-bancarizados? Bancos ou Fintechs? Os usuários irão esperar pelo acesso a cartões de crédito? O paypal usará sua força para abocanhar essa oportunidade? Ou alguma nova solução de pagamento móvel ou crypto moeda?

Fonte:
https://www.linkedin.com/pulse/how-do-you-pay-uber-worldwide-study-payment-methods-jonathan-meiri
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • Man verdade outra coisa que beneficia os EUA é que se pode adicionar cartão de débito. Aqui aceita-se apenas cartão de crédito. E como sabemos acesso ao crédito no país não é tão fácil (grande número de inadimplência e grande número de trabalhadores informais), caso aceitassem cartão de débito acredito que diminuiriam bastante o número de pagamento em dinheiro.

    • Fala Breno, muito bem lembrado! Vou até atualizar o post com essa observação. Obrigado!

Share
Published by
Daniel Pereira

Recent Posts

Modelo de Negócio: O que é, Como Criar um e 8 Tipos e Exemplos

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…

12 months ago

Mapa de Empatia: O que é e como fazer um em 6 passos

O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…

12 months ago

Modelo Canvas: saiba tudo sobre a ferramenta

Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…

3 years ago

Modelo de negócio da BizCapital

A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…

3 years ago

Modelo de negócio da SpaceX

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…

4 years ago

Modelo de Negócio da Monetus

O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…

4 years ago