Sebrae Canvas

O Sebrae Canvas é provavelmente a ferramenta de design de modelo de negócios mais conhecida e mais utilizada no Brasil, por quem quer substituir o tradicional Canvas em PDF por versões digitais e online.

Trata-se, basicamente, de um Business Model Canvas online que pode ser criado e editado na internet. Isso porque o Sebrae Canvas é uma tela com os nove blocos propostos por de Alexander Osterwalder e Yves Pigeut: Segmentos de Mercado, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com o Clientes, Fontes de Receita, Atividades-ChaveRecursos-Chave, Parcerias-ChaveEstrutura de Custos.

Como funciona e para que serve?

Da mesma forma do Canvas em papel, o Sebrae Canvas está direcionado a todo e qualquer empreendedor que queira começar um negócio novo – ou repensar, remodelar e reestruturar um negócio vigente.

O objetivo é colocar em uma única tela/página todos os aspectos de seu negócio, a fim de poder visualizar todos os nove blocos e as relações entre eles, sem precisar ficar rolando a tela para cima ou para baixo.

Quais são as vantagens do Sebrae Canvas sobre o PDF?

O Sebrae Canvas apresenta alguns benefícios sobre o Canvas em papel, que apenas uma ferramenta conectada à interne seria capaz de oferecer:

  • Flexibilidade e customização: como é uma ferramenta digital e online, você pode acessá-la de qualquer lugar, a qualquer momento e também pode modificar o seu Canvas quantas vezes quiser, sem prejuízo algum. Não existe nenhum investimento em material físico, afinal. Você pode simplesmente acrescentar, deletar, editar e reposicionar as informações indefinidamente.
  • Colaboração entre diferentes pessoas: o Sebrae defende que a inovação passa pela cocriação. Por isso, a ferramenta permite uma interação entre seus usuários, possibilitando que você compartilhe seu Canvas com outros empreendedores e com as pessoas de sua equipe, o que proporciona avaliações e comentários que podem ajudar no desenvolvimento de seu modelo de negócios.
  • Compartilhamento via e-mail, links públicos e outros formatos: outro ponto que só é possível graças à internet. Como seu Canvas está na rede, você pode enviá-lo para todas as pessoas de sua equipes por diferentes meios e formatos digitais.
  • Backup e segurança da Nuvem: seu Canvas estará sempre salvo na nuvem, portanto, você não corre o risco de perder as informações lá inseridas.

Vale lembrar que o Sebrae Canvas é um aplicativo gratuito e que dispensa instalação. Basta se cadastrar e acessar de qualquer dispositivo.

Como ter acesso ao Sebrae Canvas

Há duas maneiras de acessar o Sebrae Canvas: via navegador em qualquer computador, ou via aplicativo para tablet e smartphone, com versões para Android e iOS. Observe como ambas as opções são simples:

Via Navegador

Em seu navegador, digite o endereço www.sebraecanvas.com. Clique na opção “Criar Conta”, que aparece no canto direito superior da página que será apresentada. Então, preencha seu cadastro. Você também pode optar por entrar com sua Conta do Facebook.

sebrae-canvas

Após concluir seu cadastro, o aplicativo abrirá diretamente. Então, você deve clicar no botão que diz “Novo Canvas” e pronto! Agora, um Canvas em branco aparecerá em sua tela e basta você ir adicionando post-its.

sebrae-canvas

Via app em tablet e smartphone

Acesse a loja de seu dispositivo – Play Store ou Apple Store. Busque por “Sebrae Canvas” e faça o download do app. Da mesma forma, complete seu cadastro. Clique em “Novo Canvas” e comece a adicionar post-its, igualmente.

sebrae-canvas

Em ambos os casos, você poderá editar seu Canvas, fazer um novo, deletá-lo, compartilhá-lo, fazer o download etc. A ferramenta é bastante intuitiva, muito simples de usar.

Outras alternativas de ferramentas

Embora seja o aplicativo de Canvas de modelo de negócios mais famoso no Brasil, o Sebrae Canvas não é a sua única opção. Muito pelo contrário, existem diversas ferramentas semelhantes disponíveis na internet. Enumeramos algumas, a seguir, para você conhecer.

Strategyzer: esta é a ferramenta oficial do livro Business Model Generation, com o aval dos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigeut. Seu diferencial é que se trata, possivelmente, da opção mais completa do mercado, usada por mais de 22 mil pessoas em todo mundo e traduzida em mais de 30 idiomas. No entanto, tudo tem seu custo e, nesse caso, são 25 dólares por mês (quase 100 reais mensais!).

Cavanizer: outra ferramenta bastante completa, ela oferece muitos outros modelos de Canvas, além deste de modelo de negócios. Também é muito intuitiva, porém toda em inglês. A assinatura parte de 25 dólares (aproximadamente 100 reais) por ano, para um projeto acessado por até 10 pessoas. 6) Lean Monitor

Lienzo: bastante simples e objetiva, é oferecida em nove idiomas diferentes, incluindo inglês e espanhol – mas português não é um deles. No entanto, é uma opção bem acessível, com planos grátis para um usuário apenas e assinaturas de cinco dólares (cerca de 20 reais) ao mês para usuários ilimitados.

BM Design: é a alternativa mais simples da lista. O site deles vai diretamente para o workplace. Basta você fazer uma conta e começar a usar. É grátis, toda em inglês, mas oferece a possibilidade de colocar modelos embbeded em páginas html e de ver Canvas desenvolvidos por outros usuários.

BM Canvas: simples, gratuita, direta ao ponto e, segundo eles mesmos, usada por milhões de pessoas de todos os tamanhos de negócios e projetos ao redor do globo. É uma boa opção para quem não tem interesse em funcionalidades extras além do próprio canvas com seus post-its.

Em resumo, o Sebrae Canvas é uma opção bastante útil, especialmente por ser grátis, estar disponível em todas as plataformas e, claro, ser completamente em português. No entanto, caso você não se identifique com ela, ou busque talvez outras funcionalidades diferentes, vale a pena conferir as outras alternativas do mercado para ver qual fecha melhor com as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!