Quem é Alexander Osterwalder?

Quem é Alexander Osterwalder?

Alexander – ou Alex – Osterwalder é um empreendedor, palestrante, consultor e teórico da administração, mais conhecido pelo seu trabalho com modelagem de negócios, especialmente como coautor do livro Business Model Generation e desenvolvedor do Business Model Canvas.

Osterwalder é, na atualidade, um dos teóricos mais inovadores no que diz respeito a modelos de negócios. O livro Business Model Generation, que ele escreveu em parceria com o professor Ives Pigneur tornou-se um best-seller global, devido a seu caráter revolucionário na área.

Curso Business Model Canvas

Hoje, o Business Model Canvas de Alexander Osterwalder é utilizado por líderes de grandes organizações em todo o mundo, tais como GE, P&G e Ericsson. E o autor é convidado, com bastante frequência, para dar palestras e workshops em empresas, escolas de negócios, congressos e nas maiores universidades do planeta, como por exemplo Stanford, Berkeley e MIT.

Ficou curioso? Então, vamos conhecer um pouco mais sobre Alex Osterwalder.

Uma breve biografia de Alexander Osterwalder

Quem é Alexander Osterwalder?

Alexander Osterwalder nasceu na cidade de St. Gallen, localizada no leste da Suíça, em 1974. Aos 25 anos de idade, foi cofundador de sua primeira startup, a Netfinance.ch, voltada para alfabetização financeira, ou seja, ensinar as pessoas a gerenciar seus recursos de maneira eficaz.

Um ano depois, no ano 2000, ele concluiu seu mestrado em Ciência Política pela Universidade de Lausanne. Em 2004, tornou-se doutor em Sistema de Informação Gerencial pela mesma instituição.

Seu PhD, intitulado “A ontologia do modelo de negócio – uma proposição em uma abordagem da ciência do design”, foi orientado pelo professor Yves Pigneur, com quem viria a escrever sua famosa obra mais tarde. Era uma tese que prometia descrever o modelo de negócios de qualquer companhia em linguagem visual.

Nesse ínterim, ele escreveu para a revista de negócios suíça BILANZ (nos anos 2000 e 2001) e tornou-se pesquisador sênior na Universidade de Lousanne de 2000 a 2005 – mesmo período de seu doutorado.

No ano de 2006, fundou a BusinessModelDesign.com e quatro anos mais tarde, cofundou a Strategyzer, uma empresa de consultoria que atendeu mais de 5 milhões de pessoas com o seu Business Model Canvas, publicado no mesmo ano, 2010.

Uma informação curiosa – e bastante relevante – sobre essa publicação é que, quando Osterwalder chamou seu professor Pigneur para publicarem o livro que desse seguimento ao estudo realizado para a tese de doutorado, eles optaram por começar tudo outra vez.

Ou seja, ao invés de simplesmente expandirem a tese, como muitos autores fazem, eles começaram a pesquisar tudo de novo, reunindo material e conhecimento o suficiente para chegar a uma lista restrita a nove elementos de todo e qualquer modelo de negócios, em um canvas com linguagem visual clara e acessível.

Então, eles reuniram uma equipe de 470 pessoas, de 45 países diferentes, para discutirem e avaliarem esse primeiro produto. Esses consultores ajudaram os dois autores a aparar arestas e chegar no livro final, o Business Model Generation, publicado em 2010 e traduzido rapidamente para mais de 30 idiomas. Hoje, o Business Model Canvas é talvez a ferramenta de modelagem de negócios mais famosa e aplicada no mundo todo.

Em 2013, Alexander Osterwalder recebeu o Innovation Luminary Award, um prêmio oferecido pelo Grupo de Política e Estratégia de Inovação Aberta da União Europeia, que visa a “celebrar e reconhecer modelos exemplares de inovação, a fim de inspirar a próxima geração de inovadores”.

Em 2014, ele publicou seu segundo livro, “Design de proposição de valor: Como criar produtos e serviços que os clientes desejam”. Essa publicação continua a conversa iniciada com o BMG em 2010, discutindo a melhor a maneira de encontrar o ajuste entre um produto e o mercado almejado.

E em 2015, Osterwalder  recebeu o Prêmio de Estratégia da Thinkers50, uma organização sediada em Londres que busca “identificar, classificar e compartilhar as principais ideias de gerenciamento” do mundo contemporâneo, com o objetivo de “fornecer acesso inovador a ideias com o poder de tornar o mundo um lugar melhor”.

Dr. Alexander Osterwalder hoje

Quem é Alexander Osterwalder?

Além do Business Model Canvas, Alexander proveu o mundo dos empreendedores com outra ferramentas: o Canvas da Proposta de Valor, que se concentra em um dos nove blocos do BMC, e busca descobrir o que o cliente percebe como valor e o que julga desvantagem; o Culture Map, desenvolvido em parceria com Dave Gray, com o intuito de mapear projetos, protótipos e estruturas para melhorar a performance das empresas;  e o Business Portfolio Map, para ajudar as organizações a entender se estão preparadas para o futuro.

Ele segue com suas palestras para públicos de até 5 mil pessoas, as quais abordam, entre outras coisas, a aplicação de todas as suas ferramentas, com bastante humor e exercícios interativos.

Seu BMC tem sido aplicado pelas empresas líderes globais, tais como Coca-Cola, GE, Mastercard, Ericsson, Fujitsu, 3M, Intel e Microsoft, e o seu primeiro livro, o BMG, foi nomeado entre os 12 melhores livros de negócios de todos os tempos pelo USA Today. Ele também é figurinha repetida na Fortune 500 e ocupa o 7º lugar entre os 50 entre os 50 principais pensadores de negócios do mundo.

Se não bastasse tudo isso, Alexander Osterwalder ainda é membro – e um dos fundadores – da The Constellation, uma organização global sem fins lucrativos que deseja mudar a história da AIDS e da malária no mundo.

Se você quiser acompanhar o trabalho desse mestre – ou melhor, doutor – da inovação, basta frequentar o seu site Business Model Alchemist.

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!