Quem é Alexander Osterwalder?

Quem é Alexander Osterwalder?

Alexander – ou Alex – Osterwalder é um empreendedor, palestrante, consultor e teórico da administração, mais conhecido pelo seu trabalho com modelagem de negócios, especialmente como coautor do livro Business Model Generation e desenvolvedor do Business Model Canvas.

Osterwalder é, na atualidade, um dos teóricos mais inovadores no que diz respeito a modelos de negócios. O livro Business Model Generation, que ele escreveu em parceria com o professor Ives Pigneur tornou-se um best-seller global, devido a seu caráter revolucionário na área.

Curso Business Model Canvas

Hoje, o Business Model Canvas de Alexander Osterwalder é utilizado por líderes de grandes organizações em todo o mundo, tais como GE, P&G e Ericsson. E o autor é convidado, com bastante frequência, para dar palestras e workshops em empresas, escolas de negócios, congressos e nas maiores universidades do planeta, como por exemplo Stanford, Berkeley e MIT.

Ficou curioso? Então, vamos conhecer um pouco mais sobre Alex Osterwalder.

Uma breve biografia de Alexander Osterwalder

Quem é Alexander Osterwalder?

Alexander Osterwalder nasceu na cidade de St. Gallen, localizada no leste da Suíça, em 1974. Aos 25 anos de idade, foi cofundador de sua primeira startup, a Netfinance.ch, voltada para alfabetização financeira, ou seja, ensinar as pessoas a gerenciar seus recursos de maneira eficaz.

Um ano depois, no ano 2000, ele concluiu seu mestrado em Ciência Política pela Universidade de Lausanne. Em 2004, tornou-se doutor em Sistema de Informação Gerencial pela mesma instituição.

Seu PhD, intitulado “A ontologia do modelo de negócio – uma proposição em uma abordagem da ciência do design”, foi orientado pelo professor Yves Pigneur, com quem viria a escrever sua famosa obra mais tarde. Era uma tese que prometia descrever o modelo de negócios de qualquer companhia em linguagem visual.

Nesse ínterim, ele escreveu para a revista de negócios suíça BILANZ (nos anos 2000 e 2001) e tornou-se pesquisador sênior na Universidade de Lousanne de 2000 a 2005 – mesmo período de seu doutorado.

No ano de 2006, fundou a BusinessModelDesign.com e quatro anos mais tarde, cofundou a Strategyzer, uma empresa de consultoria que atendeu mais de 5 milhões de pessoas com o seu Business Model Canvas, publicado no mesmo ano, 2010.

Uma informação curiosa – e bastante relevante – sobre essa publicação é que, quando Osterwalder chamou seu professor Pigneur para publicarem o livro que desse seguimento ao estudo realizado para a tese de doutorado, eles optaram por começar tudo outra vez.

Curso Business Model Canvas

Ou seja, ao invés de simplesmente expandirem a tese, como muitos autores fazem, eles começaram a pesquisar tudo de novo, reunindo material e conhecimento o suficiente para chegar a uma lista restrita a nove elementos de todo e qualquer modelo de negócios, em um canvas com linguagem visual clara e acessível.

Então, eles reuniram uma equipe de 470 pessoas, de 45 países diferentes, para discutirem e avaliarem esse primeiro produto. Esses consultores ajudaram os dois autores a aparar arestas e chegar no livro final, o Business Model Generation, publicado em 2010 e traduzido rapidamente para mais de 30 idiomas. Hoje, o Business Model Canvas é talvez a ferramenta de modelagem de negócios mais famosa e aplicada no mundo todo.

Em 2013, Alexander Osterwalder recebeu o Innovation Luminary Award, um prêmio oferecido pelo Grupo de Política e Estratégia de Inovação Aberta da União Europeia, que visa a “celebrar e reconhecer modelos exemplares de inovação, a fim de inspirar a próxima geração de inovadores”.

Em 2014, ele publicou seu segundo livro, “Design de proposição de valor: Como criar produtos e serviços que os clientes desejam”. Essa publicação continua a conversa iniciada com o BMG em 2010, discutindo a melhor a maneira de encontrar o ajuste entre um produto e o mercado almejado.

E em 2015, Osterwalder  recebeu o Prêmio de Estratégia da Thinkers50, uma organização sediada em Londres que busca “identificar, classificar e compartilhar as principais ideias de gerenciamento” do mundo contemporâneo, com o objetivo de “fornecer acesso inovador a ideias com o poder de tornar o mundo um lugar melhor”.

Dr. Alexander Osterwalder hoje

Quem é Alexander Osterwalder?

Além do Business Model Canvas, Alexander proveu o mundo dos empreendedores com outra ferramentas: o Canvas da Proposta de Valor, que se concentra em um dos nove blocos do BMC, e busca descobrir o que o cliente percebe como valor e o que julga desvantagem; o Culture Map, desenvolvido em parceria com Dave Gray, com o intuito de mapear projetos, protótipos e estruturas para melhorar a performance das empresas;  e o Business Portfolio Map, para ajudar as organizações a entender se estão preparadas para o futuro.

Ele segue com suas palestras para públicos de até 5 mil pessoas, as quais abordam, entre outras coisas, a aplicação de todas as suas ferramentas, com bastante humor e exercícios interativos.

Seu BMC tem sido aplicado pelas empresas líderes globais, tais como Coca-Cola, GE, Mastercard, Ericsson, Fujitsu, 3M, Intel e Microsoft, e o seu primeiro livro, o BMG, foi nomeado entre os 12 melhores livros de negócios de todos os tempos pelo USA Today. Ele também é figurinha repetida na Fortune 500 e ocupa o 7º lugar entre os 50 entre os 50 principais pensadores de negócios do mundo.

Se não bastasse tudo isso, Alexander Osterwalder ainda é membro – e um dos fundadores – da The Constellation, uma organização global sem fins lucrativos que deseja mudar a história da AIDS e da malária no mundo.

Se você quiser acompanhar o trabalho desse mestre – ou melhor, doutor – da inovação, basta frequentar o seu site Business Model Alchemist.

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!