Economize mais de R$200 Hoje!

MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Na semana passada, recebi uma mensagem do leitor Yassin, perguntando se eu teria um modelo de negócio para lava-jatos disponível. Yassin, eu não tenho, mas decidi escrever esse post mostrando um resumo do serviço de consultoria que costumo fazer para os meus clientes.

Desenhar diferentes modelos de negócios para um mesmo tipo de empresa é um trabalho que começa com uma compreensão do mercado, seguido de um benchmarking de negócios inovadores ao redor do mundo, cruzamento com modelos de outros setores para então desenhar e sugerir diferentes modelos que podem ser adotados.

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas

Lava-jatos são populares no Brasil e em todo o mundo, uma vez que automóveis necessitam de limpeza para sua manutenção e bom uso. Além, é claro, de também serem objetos de desejo e que recebem muitos cuidados extras de seus donos.

O mercado de lava-jatos no Brasil é bem grande e apesar de não ter encontrado números recentes, evoluiu muito a partir da década de 2000 quando a atividade saiu dos postos de gasolina e invadiu estacionamentos de shoppings centers com a tecnologia da lavagem à seco.

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Apesar de não representar uma profunda mudança de modelo de negócio, a tecnologia de lavagem à seco permitiu que o negócio pudesse ser operado em diferentes locais e reduzisse o custo do uso de água, o que permitiu que novos modelos de negócios fossem criados, conforme veremos a seguir.

Na minha rápida pesquisa foi possível identificar 7 tipos de modelos de negócios diferentes para empresas de lava-jato, com cases de sucesso. Tenho certeza que com um pouco mais de tempo e criatividade seria possível levar esse número a pelo menos 10 modelos possíveis com uma certa facilidade.

Vamos aos modelos:

Modelo de Negócio de Prestação de Serviço

O modelo de negócio mais tradicional quando se trata de lava-jatos é o modelo de prestação de serviço, onde existe um valor único para cada tipo de serviço oferecido: lavagem por fora, por dentro, enceramento, etc.

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas

O valor é cobrado a cada vez que o serviço é prestado e, no máximo, existe um sistema de fidelidade que premia com serviços gratuitos ou descontos aqueles que são clientes frequentes.

Lava-Jato - Prestação de Serviços - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Franchising

O modelo de franquias ganhou força no mercado de lava-jatos com o surgimento da tecnologia de lavagem à seco, com destaque para a empresa Dry Wash que profissionalizou o mercado e passou a atuar em estacionamentos privados e shopping centers por todo o Brasil. Não demorou muito, a tecnologia se popularizou e inúmeras outras franquias apareceram.

É importante ressaltar que no modelo de franchising você não ganha dinheiro criando seus próprios lava-jatos, mas sim vendendo a licença de marca, manuais de uso e insumos (com contratos de exclusividade de fornecimento do material de limpeza, por exemplo) para pessoas que querem abrir os seus próprios java-jatos.

Lava-Jato - Franchising - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Micro-Franchising

A explosão de franquias que mencionei acima levou ao surgimento das micro-franquias, onde com apenas R$ 2,5 mil é possível adquirir uma franquia com licença de uso de marca, manuais de uso e equipamentos e insumos para começar. É o caso da Auto Spa Express.

Lava-jato é um serviço popular, que atua nas mais diversas camadas da população, e que pode ser oferecido por todo território brasileiro. Uma micro-franquia permitiu que empreendedores autonomos passassem a gerar renda com um serviço mais padronizado.

A diferença da franquia convencional para a micro-franquia é que o foco é a venda de alto volume e ganho em cima da taxa de franquia, deixando de lado a cobrança de royalties mensais e percentual sobre vendas. Não existe tanta preocupação também com a seleção e treinamento dos franqueados, já que trata-se de um modelo de alto-volume e de baixa barreira de entrada pelo valor baixo da franquia.

Lava-Jato - Micro-Franchising - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Delivery

Foi justamente a tecnologia de lavagem a seco que permitiu uma maior mobilidade para a prestação de serviço de lava-jato e com isso surgiram empresas que passaram a oferecer o serviço em domicílio.

A empresa Easy Carros é especializada nisso. Basta ligar ou entrar no site para agendar a lavagem do carro sem tirar o carro da sua garagem, seja na sua residência ou na sua empresa.

Lava-Jato - Delivery - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Platafaforma Multilateral

O modelo de Plataforma Multilateral é famoso pelo seu uso em empresas como o Airbnb, Uber e etc. E foi a partir dessa idéia que o Aplicativo Lavô criou o Uber dos Lava-Jatos. Com ele, lavadores independentes (como micro-franqueados) podem se cadastrar e receber solicitações de lavagem em domicílio. Confira aqui o site oficial do Lavô.

A diferença entre o modelo de delivery descrito acima e o plataforma é que enquanto no delivery a empresa possui funcionários próprios (carteiras assinadas, encargos sociais, etc.) no plataforma todos os lavadores são prestadores de serviço independentes como no Uber, apesar de também atenderem os clientes onde seus carros estiverem.

Lava-Jato - Plataforma-Multilateral - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Self-Service

O Modelo de Self-Service chegou a ter uma presença forte no Brasil na década de 90 com a evolução dos postos de gasolina. Quem já lavou seu carro em uma daquelas máquinas automatizadas que passam pelo seu carro jogando água, espuma e esfregando diferentes rolos sabe do que eu estou falando.

Para desconstrar um pouco, aqui vai um vídeo com as 10 maiores confusões que já aconteceram em lava-jatos registradas pelas câmeras:

https://www.youtube.com/watch?v=sMBuLTt0PQA

O modelo, apesar do alto-investimento inicial no equipamento, possui o benefício de não precisar de qualquer presença de funcionários para operá-lo. Infelizmente, não é possível mais encontrar esse tipo de lava-jato no Brasil. Mas ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos ele segue muito forte.

Lava-Jato - Self-Service Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Assinatura

A empresa americana Tiger Express Wash adota desde 2012 o modelo de serviço de lava-jato por assinatura. Por apenas 30 dólares por mês, o cliente pode lavar o seu carro quantas vezes quiser.

O valor, considerado baixo, foi adotado depois dos fundadores lerem um estudo que mostrava que um preço baixo melhorara a adesão e também diminui o uso mensal os usuários. Com a nova estratégia de preço baixo, o uso mensal caiu de 4.6 lavagens para 3.1 lavagens. “É como um buffet-livre“, disse um fundador. “Você cobra US $ 50 por um buffet, seus clientes vão tentar compensar o preço alto indo várias vezes, comendo muito e disperdiçando comida. Mas se cobrar US $ 7,50, você apenas come quando e o que precisa e não desperdiça.”

Para quem é assinante no Tigerwash, existem comodidades adicionais na lavagem, incluindo uma pré-lavagem, aspiradores gratuitos de autoatendimento e limpadores de tapetes e toalhas gratuitas para limpar o interior dos veículos.

A lavagem tem duas pistas diferentes, uma para membros e uma para não-membros. A pista de lavagem única tem um ou dois funcionários trabalhando, enquanto a outra pista possui uma etiqueta RFID para uso rápido para os membros assinantes.

O programa de assinatura começou com 400 membros e cresceu para mais de 8.000; Espera-se que os quatro locais da Tiger Wash gerem US $ 4 milhões em receita (dados de 2014).

Lava-Jato -Assinatura - Business Model Canvas

Qual é o melhor Modelo de Negócio para o meu Lava-Jato?

Yassin, acho que deu para perceber que existem inúmeros Modelos de Negócio para Lava-Jatos que você pode analisar e escolher. Se você quer investir pouco para começar, vá de micro-franchising, e quando conseguir juntar um bom dinheiro e puder pagar por um ponto, equipe e etc. eu iria de assinatura.

Caso você já tenha ou queria abrir um lava-jato em recomendo fortemente utilizar essa Planilha de Gestão de Lava-Jatos clicando aqui.

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas
-73%
-61%
R$97
-44%

13 thoughts on “Modelos de Negócio para Lava-Jatos

  1. janeth silva says:

    Daniel por favor eu precso de mais detalhes .quero abrir um Negócio.ou seja que fazer uma Estação de serviço.e tenho lido as suas dicas me esta ajudar muit.mas precso mesmo da sua ajuda.como devo fazer ou seguir os primeiros passos.obrgda

  2. Rafael Maciel says:

    Obrigado pelo informação, vou abrir um lava jato e colocar algumas pessoas para trabalhar.

  3. Viviane Cavalcanti says:

    Ola Daniel gostei muito das dicas cara, e ja implantei metade, minha maior duvida no momento é sobre a metodologia para apresentar em uma proposta comercial. Vc poderia me auxiliar?

  4. Kerginaldo says:

    Daniel, penso abrir um lava jato, porém tenho receios quanto abrir..Estou pesquisando bastante e algo começa a clarear minha mente. No entanto, gostaria de saber os benefícios e malefícios de franquias..Por exemplo: Quando inicia uma franquia, pago pelo direito de usar a marca da empresa X, digamos um valor de R$7.000,00. A empresa disponibiliza de suporte, treinamento, material, etc..Então vem a pergunta, após assinar o contrato de franquias e digamos que o contrato tenha duração de 2 anos. Ao término do contrato e caso eu decida renovar com marca, pagarei novamente o mesmo valor anteriormente? E quanto as receitas que eu adquirir mensalmente, tenho que fazer algum tipo de repasse para a marca? Por favor, me explica…

  5. Rennê Silva says:

    Obrigado pelas informações!! Me ajudarão demais quando for abrir meu lava-jato!!

  6. Rafael Feitosa says:

    Daniel, excelente informações!! Me ajuda com um tópico, quero abrir um lava carros a seco em domicilio, o tipo de contratação está me tirando o sono, qual o mais adequado?

    • Daniel Pereira says:

      Oi Rafael, tudo bem? Muito obrigado. Infelizmente, eu não sou especialista em departamento pessoal ou leis trabalhistas e não tenho como te ajudar nesse quesito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.