Modelos Canvas de Tipos de Empresas

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Na semana passada, recebi uma mensagem do leitor Yassin, perguntando se eu teria um modelo de negócio para lava-jatos disponível. Yassin, eu não tenho, mas decidi escrever esse post mostrando um resumo do serviço de consultoria que costumo fazer para os meus clientes.

Desenhar diferentes modelos de negócios para um mesmo tipo de empresa é um trabalho que começa com uma compreensão do mercado, seguido de um benchmarking de negócios inovadores ao redor do mundo, cruzamento com modelos de outros setores para então desenhar e sugerir diferentes modelos que podem ser adotados.

Lava-jatos são populares no Brasil e em todo o mundo, uma vez que automóveis necessitam de limpeza para sua manutenção e bom uso. Além, é claro, de também serem objetos de desejo e que recebem muitos cuidados extras de seus donos.

O mercado de lava-jatos no Brasil é bem grande e apesar de não ter encontrado números recentes, evoluiu muito a partir da década de 2000 quando a atividade saiu dos postos de gasolina e invadiu estacionamentos de shoppings centers com a tecnologia da lavagem à seco.

Modelos de Negócio para Lava-Jatos

Apesar de não representar uma profunda mudança de modelo de negócio, a tecnologia de lavagem à seco permitiu que o negócio pudesse ser operado em diferentes locais e reduzisse o custo do uso de água, o que permitiu que novos modelos de negócios fossem criados, conforme veremos a seguir.

Na minha rápida pesquisa foi possível identificar 7 tipos de modelos de negócios diferentes para empresas de lava-jato, com cases de sucesso. Tenho certeza que com um pouco mais de tempo e criatividade seria possível levar esse número a pelo menos 10 modelos possíveis com uma certa facilidade.

Vamos aos modelos:

Modelo de Negócio de Prestação de Serviço

O modelo de negócio mais tradicional quando se trata de lava-jatos é o modelo de prestação de serviço, onde existe um valor único para cada tipo de serviço oferecido: lavagem por fora, por dentro, enceramento, etc.

O valor é cobrado a cada vez que o serviço é prestado e, no máximo, existe um sistema de fidelidade que premia com serviços gratuitos ou descontos aqueles que são clientes frequentes.

Lava-Jato - Prestação de Serviços - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Franchising

O modelo de franquias ganhou força no mercado de lava-jatos com o surgimento da tecnologia de lavagem à seco, com destaque para a empresa Dry Wash que profissionalizou o mercado e passou a atuar em estacionamentos privados e shopping centers por todo o Brasil. Não demorou muito, a tecnologia se popularizou e inúmeras outras franquias apareceram.

É importante ressaltar que no modelo de franchising você não ganha dinheiro criando seus próprios lava-jatos, mas sim vendendo a licença de marca, manuais de uso e insumos (com contratos de exclusividade de fornecimento do material de limpeza, por exemplo) para pessoas que querem abrir os seus próprios java-jatos.

Lava-Jato - Franchising - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Micro-Franchising

A explosão de franquias que mencionei acima levou ao surgimento das micro-franquias, onde com apenas R$ 2,5 mil é possível adquirir uma franquia com licença de uso de marca, manuais de uso e equipamentos e insumos para começar. É o caso da Auto Spa Express.

Lava-jato é um serviço popular, que atua nas mais diversas camadas da população, e que pode ser oferecido por todo território brasileiro. Uma micro-franquia permitiu que empreendedores autonomos passassem a gerar renda com um serviço mais padronizado.

A diferença da franquia convencional para a micro-franquia é que o foco é a venda de alto volume e ganho em cima da taxa de franquia, deixando de lado a cobrança de royalties mensais e percentual sobre vendas. Não existe tanta preocupação também com a seleção e treinamento dos franqueados, já que trata-se de um modelo de alto-volume e de baixa barreira de entrada pelo valor baixo da franquia.

Lava-Jato - Micro-Franchising - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Delivery

Foi justamente a tecnologia de lavagem a seco que permitiu uma maior mobilidade para a prestação de serviço de lava-jato e com isso surgiram empresas que passaram a oferecer o serviço em domicílio.

A empresa Easy Carros é especializada nisso. Basta ligar ou entrar no site para agendar a lavagem do carro sem tirar o carro da sua garagem, seja na sua residência ou na sua empresa.

Lava-Jato - Delivery - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Platafaforma Multilateral

O modelo de Plataforma Multilateral é famoso pelo seu uso em empresas como o Airbnb, Uber e etc. E foi a partir dessa idéia que o Aplicativo Lavô criou o Uber dos Lava-Jatos. Com ele, lavadores independentes (como micro-franqueados) podem se cadastrar e receber solicitações de lavagem em domicílio. Confira aqui o site oficial do Lavô.

A diferença entre o modelo de delivery descrito acima e o plataforma é que enquanto no delivery a empresa possui funcionários próprios (carteiras assinadas, encargos sociais, etc.) no plataforma todos os lavadores são prestadores de serviço independentes como no Uber, apesar de também atenderem os clientes onde seus carros estiverem.

Lava-Jato - Plataforma-Multilateral - Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Self-Service

O Modelo de Self-Service chegou a ter uma presença forte no Brasil na década de 90 com a evolução dos postos de gasolina. Quem já lavou seu carro em uma daquelas máquinas automatizadas que passam pelo seu carro jogando água, espuma e esfregando diferentes rolos sabe do que eu estou falando.

Para desconstrar um pouco, aqui vai um vídeo com as 10 maiores confusões que já aconteceram em lava-jatos registradas pelas câmeras:

O modelo, apesar do alto-investimento inicial no equipamento, possui o benefício de não precisar de qualquer presença de funcionários para operá-lo. Infelizmente, não é possível mais encontrar esse tipo de lava-jato no Brasil. Mas ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos ele segue muito forte.

Lava-Jato - Self-Service Business Model Canvas

Modelo de Negócio de Assinatura

A empresa americana Tiger Express Wash adota desde 2012 o modelo de serviço de lava-jato por assinatura. Por apenas 30 dólares por mês, o cliente pode lavar o seu carro quantas vezes quiser.

O valor, considerado baixo, foi adotado depois dos fundadores lerem um estudo que mostrava que um preço baixo melhorara a adesão e também diminui o uso mensal os usuários. Com a nova estratégia de preço baixo, o uso mensal caiu de 4.6 lavagens para 3.1 lavagens. “É como um buffet-livre“, disse um fundador. “Você cobra US $ 50 por um buffet, seus clientes vão tentar compensar o preço alto indo várias vezes, comendo muito e disperdiçando comida. Mas se cobrar US $ 7,50, você apenas come quando e o que precisa e não desperdiça.”

Para quem é assinante no Tigerwash, existem comodidades adicionais na lavagem, incluindo uma pré-lavagem, aspiradores gratuitos de autoatendimento e limpadores de tapetes e toalhas gratuitas para limpar o interior dos veículos.

A lavagem tem duas pistas diferentes, uma para membros e uma para não-membros. A pista de lavagem única tem um ou dois funcionários trabalhando, enquanto a outra pista possui uma etiqueta RFID para uso rápido para os membros assinantes.

O programa de assinatura começou com 400 membros e cresceu para mais de 8.000; Espera-se que os quatro locais da Tiger Wash gerem US $ 4 milhões em receita (dados de 2014).

Lava-Jato -Assinatura - Business Model Canvas

Qual é o melhor Modelo de Negócio para o meu Lava-Jato?

Yassin, acho que deu para perceber que existem inúmeros Modelos de Negócio para Lava-Jatos que você pode analisar e escolher. Se você quer investir pouco para começar, vá de micro-franchising, e quando conseguir juntar um bom dinheiro e puder pagar por um ponto, equipe e etc. eu iria de assinatura.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre minha consultoria em inovação e escolha de modelos de negçócios, pode entrar em contato comigo pelo formulário do site, clicando aqui.

Resumo
Modelos de Negócio para Lava-Jatos
Nome do Artigo
Modelos de Negócio para Lava-Jatos
Descrição
Conheça os diferentes Modelos de Negócio para Lava-jatos existentes no mercado e que podem ser adotados para uma estratégia de sucesso!
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Modelo de Microcrédito
Modelo de Agenciamento - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo de Agenciamento

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site

Erro: Por favor, informe um endereço de e-mail válido.

Erro: Email Inválido

Erro: Por favor, Informe seu nome.

Erro: Por favor, Informe seu sobrenome.

Erro: Por favor, digite seu nome de usuário.

Erro: Por favor, Informe sua senha.

Erro: Confirmar Senha

Erro: As senhas informadas não são as mesmas.