O Modelo Private Label funciona ao fornecer produtos rotulados com marcas de terceiros, geralmente grandes marcas varejistas que usam a força de suas marcas e pontos de venda para vender com melhores margens.
Se você faz compras regularmente em supermercados, já deve ter percebido que grandes redes como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour possuem suas próprias marcas de produtos. Não é mesmo?
O Pão de Açúcar, por exemplo, possui a marca Qualitá. Sob a qual vende desde alimentos a até produtos de limpeza e descartáveis. Mas nenhum desses produtos é fabricado pelo Pão de Açúcar, que é apenas uma rede de supermercado.
Eles são produzidos por empresas que adotam o Modelo Private Label. São elas que fabricam produtos adquiridos com exclusividade por seus clientes.
Apesar do exemplo do setor de supermercados, o modelo também atua nos mais diversos segmentos. Entre eles: roupas e acessórios, vitaminas e suplementos, eletrônicos e cartões de crédito.
No Brasil, esse modelo já ganhou tamanha força que um evento chamado Private Label Brazil ocorre todos os anos em São Paulo.
Índice
Mas qual é a diferença entre Private Label e White Label?
Ambos os termos são usados para descrever produtos ou serviços rotulados com a marca de um determinado revendedor.
Uma empresa que adota o modelo Private Label produz produtos para venda exclusiva por um varejista particular. Trata-se basicamente uma relação de indústria e varejo.
Uma empresa que adota o modelo White Label fornece um produto ou serviço digital distribuído para várias empresas incluírem elas mesmas suas marcas. Trata-se basicamente de uma estratégia de marketing de afiliados, mas com um reforço de marca.
O Modelo Canvas do Private Label
O Business Model Canvas do Private Label possui o seguinte padrão
Como o Modelo Private Label Ganha Dinheiro
O Modelo Private Label ganha dinheiro ao vender produtos em alto volume por preço de atacado para grandes varejistas aproveitarem a força de suas marcas e pontos de venda.
Desta forma, empresas Private Label não precisam investir em marca e publicidade já que elas apenas imprimem rótulos com a marca desejada pelos varejistas.
Forças e Fraquezas do Modelo Private Label
Forças – O Private label normalmente oferece aos varejistas produtos com margem muito maior do que marcas populares que investem pesado em publicidade.
Fraquezas – Empresas que adotam o modelo Private Label costumam ter grande dependência de alguns poucos clientes. O que representa um grande risco financeiro e empresarial.
Como obter Sucesso com o Modelo Private Label
Para obter sucesso com o modelo Private Label é importante que empresas tenham uma excelente estrutura de supply chain (compras e fornecedores) para atender com qualidade a demanda variável de seus clientes.
É importante também que sejam mapeados potenciais clientes que possuem marcas e canais de distribuição fortes para um esforço de vendas bem sucedido.
Caso de Sucesso do Modelo Private Label
Fundada em 1974 como empresa de produtos de plástico, A Foxconn é hoje em dia a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo.
Somente sua fábrica na China emprega mais de 270.000 trabalhadores. A empresa possui no total mais de 1,5 milhão de empregados distribuídos em todo o mundo, incluindo unidades nos Estados Unidos, Japão e Brasil.
Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia, usando modelo Private Label. Entre seus produtos mais famosos esta o iPhone da Apple.
Mas ela não para por aí. Produtos das empresas Intel, Dell, Hewlett-Packard (HP), PlayStation da Sony, o Wii da Nintendo, o Xbox 360 da Microsoft e telefones celulares da Motorola.
Outras Empresas que Adotam o Modelo Private Label
- Villa Têxtil
- Force do Brasil
- Hormel Foods
- Cott Beverages
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉
eBooks
eBook Guia Definitivo do Business Model Canvas
R$99R$27Planilha
Planilha de Business Model Canvas em Excel 2.0
R$249R$97Cursos
Curso Desenvolvendo Modelos de Negócios com o Business Model Canvas
R$297R$147Apresentação
Modelo de Apresentação de Business Model Canvas em PowerPoint
R$119R$672 thoughts on “Modelo Private Label”
Boa tarde Daniel,estou proximo de colocar no mercado odontologico uma ferramenta incrivel e nova. Uma necessidade de um dentista em particular que queria dar um pouco de conforto para seu cliente na hora dos procedimentos onde usa água pressurizada .
Muito legal, Jorge! Boa sorte com sua invenção!