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MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS

Modelo de Venda Direta

Modelo de Negócio de Venda Direta

O Modelo de Venda Direta funciona ao criar um sistema de marketing e venda direta ao consumidor por meio de uma rede de revendedoras, sem qualquer participação do varejo tradicional.

Um definição comum do modelo de venda direta diz que ele é baseado na “apresentação, demonstração e venda direta e pessoal a consumidores, geralmente em suas casas ou em seus trabalhos”.

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Considerado o modelo de distribuição mais antigo da humanidade, também é conhecido como venda porta-a-porta por traduzir exatamente como era a mecânica que lhe deu origem.

As empresas que adotam este modelo contam com uma força de vendas de profissionais independentes, gerando oportunidade de renda extra a milhões de pessoas ao redor do mundo.

O Modelo Canvas da Venda Direta

O Business Model Canvas da Venda Direta possui o seguinte padrão

Modelo de Venda Direta - Modelo Canvas

Como o Modelo de Venda Direta Ganha Dinheiro

O Modelo de Venda Direta ganha dinheiro ao vender produtos com preços premium e alta margem de lucro pois aplica preço de varejo ao consumidor final.

Mesmo pagando um percentual relativamente alto às consultoras de venda (em torno de 30%), o valor recebido ainda é maior do que preços praticados de atacado para redes varejistas.

Forças e Fraquezas do Modelo de Venda Direta

Forças – Empresas que adotam o modelo possuem custos fixos de operação e publicidade/marketing menores do que a média do mercado. Isso permite comissões melhores pagas às revendedoras, além de relacionamento com clientes mais forte devido a venda pessoal.

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Fraquezas – O modelo é comumente confundido com modelos de pirâmide e são vistos de forma pejorativa por uma parte da população.

Como obter Sucesso com o Modelo de Venda Direta

Para obter sucesso com a Venda Direta é importante conseguir atrair profissionais independentes com catálogos de venda interessantes, com o mix certo de produtos e percentuais altos de comissionamento.

As empresa precisam também adotar regras éticas e claras sobre: comissionamento, procedimento de compras e recompra de estoque não vendido, não cobrar custo da mercadoria antes da venda e recebimento pelo consultor.

Caso de Sucesso do Modelo de Venda Direta

Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, a Natura é uma empresa de venda de cosméticos com grande ênfase no uso de produtos naturais brasileiros e preocupação com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Com um faturamento de quase 8 bilhões de reais em 2015, a empresa possui mais de 8.500 funcionários e quase 2 milhões de consultoras de venda cadastradas em sua rede.

Presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, as operações internacionais já representam 30% do seu faturamento.

Para virar uma revendedora Natura é necessário fazer um pré-cadastro no site da Natura e esperar a visita de um orientador. Se for aprovado, a revendedora receberá por carta o seu código de consultora.

Para começar a revender, é necessário comprar um kit de produtos. O básico custa R$ 167, enquanto a versão completa sai por R$ 238. A comissão do revendedor Natura é de 30% em cada produto.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Venda Direta

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Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Direct_selling
http://www.directsellingfacts.com/business-model/
https://www.youtube.com/watch?v=XlXSLrKl0tw
http://www.dsa.org/docs/default-source/direct-selling-facts/business_model_thriving.pdf?sfvrsn=2
https://www.avonworldwide.com/about-us/our-story
http://smallbusiness.chron.com/direct-sales-model-advantages-32207.html
http://www.marketwatch.com/story/10-things-direct-sales-marketers-wont-say-2012-10-26/print
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