Modelo de Negócio de Licenciamento

O Modelo de Negócio de Licenciamento funciona ao dar permissão de uso de materiais com direitos autorais registrados, sob as leis de propriedade intelectual, e pode ter vários componentes em seu acordo comercial, como prazo, território e renovação.

O licenciante pode conceder o direito de uso a um licenciado, o qual pode ser um usuário final ou uma empresa autorizada a produzir, distribuir e comercializar produtos ou serviços com base no trabalho licenciado.

Este é um modelo de negócio muito comum para softwares, marcas, artistas, atores, obras de arte e personagens, invenções, produtos ou tecnologia (patenteados).

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Licenciamento

business model canvas de Licenciamento possui a seguinte estrutura

 

Como o Modelo de Negócio de Licenciamento Ganha Dinheiro

O modelo de negócios de licenciamento funciona cobrando uma taxa fixa com base no número de clientes ou um royalty (porcentagem) sobre as vendas com base no uso do material protegido por direitos autorais.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Licenciamento

Forças – O modelo pode gerar uma enorme quantidade de dinheiro a partir de apenas uma criação. Por exemplo, um único software pode vender milhões de licenças ou um personagem pode fazer milhões em royalties licenciando-o para diferentes tipos de mercadorias.

Fraquezas – O modelo tem uma grande dependência da criatividade e de grandes sucessos de vendas (blockbusters).

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Licenciamento

Para ter sucesso com o modelo de negócio de licenciamento, as empresas devem ter um processo de criatividade e desenvolvimento eficazes e ser muito bons na negociação de termos contratuais.

Um caso famoso foi o da Pixar que em um primeiro contrato de licenciamento de brinquedos baseados nos personagens do seu filme Toy Story, negociou muito mal com a Disney os royalties, pois não acreditava que a fonte de receitas seria considerável (eles achavam que a maior parte viria das bilheterias do filme). Mas assim que Steve Jobs (na época afastado da Apple e investidor na Pixar) resolveu rasgar o contrato com a Disney e renegociá-lo do zero para garantir uma fatia maior das vendas dos produtos licenciados, o que foi fundamental para os resultados da Pixar.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Licenciamento

  • Pixar
  • Disney
  • Calvin Klein
  • Microsoft
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/License
http://www.entrepreneur.com/encyclopedia/licensing
https://www.b2bnn.com/2017/06/understanding-licensing-business-model/
https://www.caycon.com/blog/2014/03/licensing-may-be-the-best-business-model-for-you
https://www.innovationtactics.com/licensing-business-model/
Resumo
Modelo de Negócio de Licenciamento
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Licenciamento
Descrição
O Modelo de Negócio de Licenciamento funciona ao dar permissão de uso de materiais com direitos autorais registrados, sob as leis de propriedade intelectual, e pode ter vários componentes em seu acordo comercial, como prazo, território e renovação.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

2 thoughts on “Modelo de Negócio de Licenciamento

  1. Glaucia says:

    Olá Daniel, sou inventora. Achei incrível esse modelo de Licenciamento, o melhor e único que já vi disponível na web, parabéns e obrigado por disponibilizá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!