Modelo de Negócio da Disney

Modelo de Negócio da Disney

O Modelo de Negócio da Disney é baseado no modelo de licenciamento pois suas produções cinematográficas são, no fundo, marcas (ou propriedades intelectuais) que geram diversas fontes de receitas através de taxas de uso, distribuição e licenciamento.

A Disney é conhecida em todo o mundo por ser o nome por detrás de vários filmes de sucesso. Mas o que muitos não sabem, é que a empresa é muito mais do que filmes, e seu modelo de negócio é o grande diferencial responsável pelo seu sucesso.

Como a Disney Ganha Dinheiro

Quando a Disney lança um filme de sucesso, a empresa obviamente lucra com essa produção. A Disney tem uma tendência de criar “franquias” a partir de seus filmes de sucesso, o que significa que múltiplos filmes serão feitos a partir dessa mesma franquia ao longo do tempo. Por exemplo, a Disney já mapeou seus planos para o Star Wars até 2020 e agora já esta planejando filmes para 2021 e além.

Filme Nemo Disney

A indústria de filmes geralmente possue um alto grau de alavancagem operacional, o que significa que seus custos tendem a ser mais estáveis do que suas receitas. Por esse motivo, grandes estúdios podem ter grande lucro em caso de sucesso de um filme ou grande prejuízo se não forem tão bem. A Disney é campeã em acertar a mão em seus filmes, entregando sempre o que expectadores desejam, o que produziu em nos últimos anos uma margem operacional de 27% de suas receitas.

Melhor ainda, a Disney cria marcas ao redor dos personagens, que são suas propriedades intelectuais, monetizando essas marcas via múltiplos formatos e plataformas ao mesmo tempo. Um filme de sucesso significa oportunidades adicionais em áreas como brinquedos (bonecos, carrinhos, etc.) , merchandise (camisetas, casacos, posters, etc.), shows ao vivo (Disney on Ice), vídeo games (PS3, Wii) e parques de diversão, entre outros.

O lucro do seu departamento de produtos para consumidores dobrou seus lucros nos últimos quatro anos, um resultado direto de blockbusters como Frozen e produções como Marvel e Star Wars.

As Grandes Aquisições da Disney como Estratégia de Aumento de Receitas

Para isso, a Disney fez uma série de grandes aquisições nos últimos anos, incluindo a compra da Pixar por 7,4 bilhões em 2006, Marvel por 4,24 bilhões em 2009 e LucasFilm (dona do Star Wars) por 4,05 bilhões em 2012. De acordo com o seu CEO Bob Iger, a empresa laçou 29 filmes desde então e a média de bilheteria desses filmes é pouco abaixo de 800 milhões de dólares (o que resulta em 23 bilhões de receita só com a bilheteria em cinemas).

Todas essas aquisições já se pagaram e a Disney já tem retorno expressivo sobre elas. Foi graças a sua habilidade única de lucrar com suas aquisições, a empresa transformou esses filmes em uma máquina muito maior de receita a partir de bonecos, merchandise e etc.

Business Model Canvas da Disney

Modelo de Negocio da Disney - Business Model Canvas

 

Disney entra na Briga dos Serviços de Streaming

O rumor sobre aquisição da Netflix pela Disney recentemente foi por água abaixo. O que seria uma aquisição se tornou uma briga em que a Disney começou a retirar todas as suas produções da plataforma da Netflix e na semana passada anunciou o lançamento do seu próprio serviço de streaming: o Disney Life. Com isso ela verticaliza parte de seu negócio, passando a morder uma fatia maior desse mercado. A plataforma é muito recente e portanto ainda não inclui no desenho do canvas acima.

Onde Vamos parar?

A reflexão que faço aqui é: Os serviços de streaming em um primeiro momento substituíram a TV a Cabo nos levando de um custo de R$ 100,00 mensais (pacote básico da NET) para R$ 14,90 (da Netflix). Mas com os recentes aumentos de preço e os vários serviços com diferentes pacotes de conteúdo (Netflix, HBO Go, Amazon TV e agora Disney Life) já voltamos facilmente ao patamar dos cem reais e podemos ir além. Onde será que vamos parar nessa nova era?

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