Modelo de Negócio da Contabilizei

Modelo de Negócio do Contabilizei

O Modelo de Negócio da Contabilizei é do tipo Assinatura Low Cost, pois fornece um serviço de contabilidade online por um valor bem baixo em consideração ao padrão do mercado de contabilidade, mas que inclui essencialmente o mínimo necessário e cobra valor extras para todos os demais adicionais que um cliente pode precisar para manter sua contabilidade em dia.

O Contabilizei foi um dos pioneiros na oferta de serviços de contabilidade online atraindo grande número de usuários com suas baixas mensalidades e abertura de empresas sem cobrar pelo serviço. O grande trunfo da Contabilizei para este modelo esta na criação de uma plataforma online onde boa parte da responsabilidade da execução dos processos fica a cargo dos clientes – são eles quem precisam submeter extratos bancários, guias de impostos, fazer conciliação bancária, categorizar entradas e saídas, ir na Junta Comercial, etc.

Assim como empresas nas aéreas low cost, o Contabilizei fatura em cima da falta de organização, novos serviços e imprevistos que ocorrem com seus clientes. Fazer conciliação atrasado, solicitar uma segunda via da guia de imposto, solicitar faturamento dos últimos 12 meses (documento comumente solicitado por bancos), certidões negativas e etc. são cobrados a parte e ajudam no resultado financeiro da empresa. A empresa possui uma tabela completa desses serviços aqui.

Segundo o Wikipedia da Contabilizei, a empresa já levantou 75 milhões de reaisde fundos como Kaszeck, eBricks, Endeavor Catalyst, Banco Mundial e Point72 Ventures. A empresa já ultrapassa a marca de 10k de clientes, com taxas de fidelidade na renovação de contrato em torno dos 95% – Grande parte por causa dos altos custos de mudança que uma mudança de contador implica – visto que a reputação da empresa não seja tão bem qualificada no site de reclamações reclameaqui, onde a maioria dos clientes reclamam pela falta de suporte da empresa.

A empresa ainda é extremamente dependente de sua equipe de atendimento e seu sistema de tickets de atendimento para realizar muitas das tarefas que fogem do padrão e vem avançando lentamente na automação de processos através do desenvolvimento de novas funcionalidades com a adoção do uso de certificados digitais. Ainda assim, essa alta dependência de atendimento gera o alto nível de reclamação relatado acima.

O Modelo de Negócio da Contabilizei no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas da Contabilizei

Modelo de Negócio do Contabilizei

Como a Contabilizei Ganha Dinheiro

A Contabilizei ganha dinheiro através de assinaturas cobradas dos clientes. Os preços variam conforme tipo de atividade, número de sócios, funcionários e faturamento da empresa. Para empresas de pequeno porte, o valor costuma ser bem abaixo do mercado de escritório tradicionais que costuma cobrar valor com base em salários mínimos e cobrar 13o. Dependendo do tipo de demanda da empresa, serviços extras não incluídos no pacote de serviço contemplado na mensalidade, podem acabar saindo caro e elevando o custo da empresa.

É o mesmo o que ocorre no modelo low-cost de companhias aéreas. Se você vai viajar sem carregar muita bagagem e não tem demanda por serviços extras, o serviço é ótimo. Mas se você quer levar muitas malas, incluir refeições e outros serviços adicionais, uma empresa low-cost pode sair mais cara do que uma empresa tradicional.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Contabilizei

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!