Modelo de Crowdfunding

Crowdfunding - O Analista de Modelos de Negócios

O Modelo de Crowdfunding, também conhecido como Financiamento Coletivo, funciona ao permitir que projetos recebam doações de um grande número de pessoas em troca de recompensas exclusivas.

Hoje em dia, existe uma grande diversidade de websites de Crowdfunding que permitem o financiamento dos mais diferentes projetos. Neles, é possível financiar novos produtos, startups, ações sociais, projetos criativos, como bandas, livros ou revistas, entre outros.

Curso Business Model Canvas

Todos funcionam com a mesma lógica: permitir que projetos que até então estavam fora do radar, recebam pequenas quantias de pessoas dispostas a ajudar que sonhos saiam do papel e virem realidade.

Este conceito foi criado em 2009 e se transformou em um grande catalizador que redefiniu a forma como novos projetos são financiados em todo o mundo.

O Modelo de Crowdfunding é uma variação do modelo de crowdsourcing.

O Modelo Canvas do Crowdfunding

Modelo de Crowdfunding - Modelo Canvas

Como Ganhar Dinheiro com o Modelo de Crowdfunding

O modelo de Crowdfunding ganha dinheiro cobrando um percentual do total de dinheiro captado por meio de sua plataforma.

Mas existem algumas empresas de crowdfunding que adotam modelos diferentes, como a doação variável e espontânea por parte dos financiadores ou um valor fixo de contribuição mensal para plataforma.

Forças e Fraquezas do Modelo de Crowdfunding

Forças – Sites de Crowdfunding se tornaram um grande destino de compradores conhecidos como “early-adopters” e já se tornaram mecanismos de financiamento bem conhecidos pela sociedade de uma maneira geral.

Fraquezas – O modelo esta sujeito a dois fatores que podem desmotivar usuários e derrubar a reputação de websites de crowdfunding. 1. o fracasso no financiamento de projetos e 2. o mal uso do dinheiro por parte dos donos dos projetos.

Como obter Sucesso com o Modelo de Crowdfunding

Para obter sucesso com este modelo é fundamental que seja feita uma curadoria de qualidade para garantir que os site só aceite e promova projetos com boas chances de financiamento e de correto uso do dinheiro captado (e do envio da recompensa prometida). Outra forma de diferenciação que websites de crowdfunding podem adotar é focar em determinados nichos de mercado.

Caso de Sucesso

Lançado em 28 de abril de 2009, o Kickstarter foi a empresa que ajudou a tornar o modelo de crowdfunding famoso no mundo todo. Através dele, 11 milhões de pessoas já ajudaram mais de 107 mil projetos a se tornarem realidade em um total de 2,4 bilhões de dólares financiados.

O Kickstarter ajuda artistas, músicos, cineastas, designers e vários outros criadores a encontrarem os recursos e suporte que precisam para transformar suas idéias em realidade.

Não importa o tamanho, sejam projetos pequenos ou grandes, a comunidade de apoiadores criada pelo Kickstarter é global.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Crowdfunding

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Crowdfunding
https://en.wikipedia.org/wiki/Kickstarter
http://www.lumosforbusiness.com/blog/792
http://www.towema.com/blog/159-Four-business-models-for-your-crowdfunding-platform
http://www.techrepublic.com/article/the-rise-of-crowdfunding-10-things-to-know/
http://www.eurocrowd.org/2012/10/crowdfunding-model/
http://www.entrepreneur.com/article/228125
Curso Business Model Canvas

4 thoughts on “Modelo de Crowdfunding

  1. Gabriel Lima Lameirinhas says:

    Daniel, gostei muito do seu texto e queria saber mais!! Sou representante de uma ONG chamada Somos Todos Heróis que ajuda crianças que precisam de tratamento médico por meio do financiamento coletivo e estou buscando materiais para planejar nosso crescimento e estratégia. Acho que você poderia me ajudar muito com isso!! Analisando nosso modelo e propondo melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!