O Modelo de Adware, ou software baseado em propaganda, é um modelo de negócios no qual um software é oferecido gratuitamente (ou a um preço reduzido) para seus usuários em troca de exposição a publicidade.
O modelo foi muito famoso entre softwares desktop, na década de 90 e início dos anos 2000, quando a internet começou a ganhar popularidade ao redor do mundo.
Em sites como Tucows e CNET, era possível baixar softwares classificados como freeware, shareware e adware.
Com o passar dos anos, o termo Adware ganhou uma conotação pejorativa por ter sido associado a softwares instalados sem o consentimento do usuário para exposição indevida de anúncios em formatos de pop-ups nos navegadores de internet.
Hoje, uma busca pelo termo na internet lhe retornará principalmente anúncios e artigos sobre softwares antí-virus.
Porém, o modelo de Adware evoluiu para softwares na nuvem e passou a ser adotado por grandes empresas como forma de monetizar a oferta de serviços gratuitos.
É o caso do Google e sua plataforma de busca, que permite buscar gratuitamente mas com exposição de anúncios de terceiros ao usuário. Assim também fazem empresas como Facebook, Twitter, Livejournal, Wix e etc.
Índice
O Modelo Canvas do Adware
O Business Model Canvas do Adware segue o seguinte padrão
Como o Modelo de Adware Ganha Dinheiro
O modelo de Adware ganha dinheiro vendendo exposição de anúncios para os usuários de seu software.
Os anúncios podem ser exibidos de inúmeras maneiras, como banners, pop-ups, telas de instalação, etc.
Esse modelo possui dois clientes, um que usa o software gratuito e outro que paga para exibir anúncios. Portanto, ele também é considerado um Modelo de Plataforma Multilateral.
Forças e Fraquezas do Modelo de Adware
Forças – O modelo elimina o problema com pirataria e aumenta a adoção do software por oferecê-lo gratuitamente.
Fraquezas – O modelo foi amplamente usado pelas chamadas aplicações potencialmente não desejadas, as quais afetam a produtividade e eficiência de computadores e que são classificadas como malware por softwares anti-virus. Ou seja, Adware é, hoje em dia, um termo muito mal visto.
Como obter Sucesso com o Modelo de Adware
O Adware, assim como qualquer outro modelo de negócio baseado em publicidade, deve ser usado de forma ética.
A oferta do software deve ser útil e de qualidade para o usuário e os anúncios não devem atrapalhar ou incomodar a experiência do usuário.
Assim como qualquer outra empresa de mídia, é fundamental oferecer um grande número de usuários para garantir alta exposição dos anúncios e consequente grande valor (benefício) aos anunciantes.
Outras Empresas que Adotam o Modelo de Adware
- Google Search
- Total Toolbar
- Bit Torrent
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉
eBooks
eBook Guia Definitivo do Business Model Canvas
R$99R$27Planilha
Planilha de Business Model Canvas em Excel 2.0
R$249R$97Cursos
Curso Desenvolvendo Modelos de Negócios com o Business Model Canvas
R$297R$147Apresentação
Modelo de Apresentação de Business Model Canvas em PowerPoint
R$119R$67