Modelo de Negócio de Empresas de Factoring

Factoring - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio de Empresas de Factoring funciona ao comprar recebíveis de outras empresas com um desconto.

O Factoring é uma operação de fomento mercantil que possibilita que empresas vendam seus créditos, gerados por vendas à prazo.

O resultado dessa operação é o recebimento imediato desses créditos futuros por um valor à vista descontado de taxas de juros e de serviços.

Apesar do factoring ser um serviço oferecido por bancos, existem inúmeras empresas de factoring que focam exclusivamente neste serviço por não ser necessário registro junto ao Banco Central já que se trata de uma atividade mercantil, e não-financeira.

O Modelo Canvas de Empresas de Factoring

O Business Model Canvas de Empresas de Factoring possui o seguinte padrão

Modelo de Negócio de Empresas de Factoring

Como Empresas de Factoring Ganham Dinheiro

Empresas de Factoring ganham dinheiro cobrando um taxa de desconto que inclui uma taxa de juros e o risco de crédito assumido na compra do recebível.

As empresas também oferecem serviços de suporte a operação que estão embutidos no valor cobrado, como análise de crédito e telemarketing de cobrança para evitar inadimplência e risco de calote.

De uma forma geral, o lucro das empresas de factoring esta na diferença entre o valor do título de cobrança menos o valor pago pelo direito deste título diminuído da taxa cobrada e o total de perdas por não recebimento.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Empresas de Factoring

Forças – O factoring é um negócio amplamente conhecido pelo mercado e bem simples de entender, por isso possui alta aceitação e valor para empresas por permitir que estas vendam a prazo sem se descapitalizar.

Existe um grande número de mercados em que o uso do factoring é fundamental como, por exemplo, industrias de fluxo de caixa negativo.

Fraquezas – Empresas de factoring lidam com risco de crédito, fraudes, além de riscos operacionais, legais e de tributação.

Como obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Empresas de Factoring

O sucesso do Factoring esta diretamente relacionado a análise de risco de crédito. Essa análise costuma se fortalecer com o tempo com a melhoria contínua de processos e o uso de tecnologias como algoritmos e machine learning.

Muitas empresas de Factoring estão se especializando em nichos de mercado para prover melhores serviços, taxas diferenciadas e análises de risco mais precisas.

Empresas que Adotam o Modelo de Factoring

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Factoring_(finance)
http://oxygenfunding.com/Blog/?p=990
http://www.lendio.com/blog/invoice-factoring-works/
https://spendmatters.com/tfmatters/five-threats-to-the-factoring-business-model/
http://catvp.com/wp-content/themes/CatalystVP_v1/PDF/Almost_everything_you_need_to_know_about_factoring.pdf
http://factoringinvestor.com/learn-invoice-factoring
http://www.factoringcompanies.org/

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!