A primeira versão do Mapa de Empatia foi desenvolvida pela consultoria de Design Thinking Xplane. Anos mais tarde, o fundador da Xplane, Dave Gray, se juntou ao criador do Business Model Canvas, Alex Osterwalder, para atualizá-la, de forma a melhorar os resultados. Esta versão revisada e mais completa é que temos disponível para download.
Como o nome já diz, o mapa da empatia visa a colocar-se no lugar do outro. O outro, nesse caso, é seu cliente. O objetivo é conhecer o cliente, ao refletir sobre o que ele diz, pensa, sente, seus anseios e experiências. Você deve preencher o mapa da empatia na ordem a seguir:
- Objetivo: defina o perfil de seu cliente e o que ele precisa, isto é, qual é situação dessa persona, que decisões ela precisa tomar, que ações ou tarefas precisa executar, o que ela está procurando fazer diferente do que já vinha fazendo.
- O que ele vê: tente enxergar o ambiente que o cliente frequenta, com os estímulos e pressões da sociedade que o cerca.
- O que ele fala: observe o que ele diz em público, o que você já escutou seu cliente dizendo ou o que você imagina que ele possa falar.
- O que ele faz: determine como o seu cliente se veste, como se comporta e como se relaciona com seus pares.
- O que ele escuta: pense sobre o que dizem as pessoas ao redor do cliente, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu chefe, as pessoas em quem se inspiram etc.
- O que ele pensa e sente: imagine o que se passa dentro da cabeça do cliente, seus medos, desejos, preocupações, aspirações etc.
- Dores: enumere os principais obstáculos para o sucesso e felicidade de seu cliente, tudo aquilo que o impede, frustra ou amedronta.
- Desejos: descreva tudo aquilo que o cliente quer, o que ele visa a alcançar uma vez que supere seus obstáculos, incluindo necessidades, expectativas e conceitos de sucesso e realização.
Observe que a parte central do mapa é a mais importante e a mais desafiadora da ferramenta, porque diz respeito a tentar entender o que de fato está dentro da cabeça do cliente. O objetivo é enfatizar a diferença entre os fenômenos observáveis, que estão “fora da cabeça” e os pensamentos e sentimentos que ficam “dentro da cabeça” e, portanto, não podem ser vistos, apenas adivinhados ou inferidos.
O mapa da empatia pode ser usado em conjunto com o Business Model Canvas, já que, nesta última ferramenta, o Segmento de cliente é o primeiro bloco a ser elaborado. O mapa da empatia vai permitir que você consiga desenha melhor o segmento que você visa a atender.
O arquivo que você irá baixar tem tanto a versão em PDF, que pode ser impressa e preenchida com notas adesivas removíveis, quanto a versão em PPT que pode ser editada digitalmente, enviada por e-mail e usada em apresentações.
Você pode ler mais sobre O que é o Mapa da Empatia aqui
Augusta do Carmo –
Excelente! Exatamente o que eu precisava!
Mônica Cazanova –
Atendeu às minhas necessidades
Fernando Toledo –
muito bom
Luciano Gadelha –
Achei bem interessante.
Raphael Santos –
OBJETIVO! DEFINE COM CLAREZA O QUE SE PRETENDE
EVELYN CRISTINA –
EXCELENTE
JARBAS GABRIEL JUNIOR –
perfeito
FABIANNY DE ALENCAR –
Muito prático ter opção de vários formatos.
Thays Lins –
Fantástico, não o conhecia.
Diego C. –
Bem explicado, serve como auxilio para apresentações em empresas como trabalhos acadêmicos.
Arynaua Silveira –
Perfeito
Mayara Scarpatti –
Muito bom o PDF.
Fernando Vargas –
Ótima diagramação
Raianny dos Santos –
Gostei muito da tabela! Acho que se tivesse a opção de editá-la pelo site seria um diferencial
Alzira –
Facilidade e agilidade nos processos.
Vinícius –
Certamente será muito útil aqui na empresa! Obrigado!
Letícia Portela –
achei o espaço de preenchimento de dores e desejos um tanto pequeno.
Lucas Barletta –
Otima ferramenta
Marcos Roberto Camargo Guimarães –
Otimo.
Pedro Rando Neto –
as dicas são valiosas
João Oliveira –
Muito bom, prático, fácil e eficiente pra mapear todas as empatias, se colocar no lugar do outro.
Jean Júnio da Silva Lobo –
otimo
Karina P. –
Excelente material, com explicação de como responder cada tópico!
Deise S. –
Está ótimo, mas vi um pequeno erro de digitação.
Daniel Pereira –
Oi Deise, tudo bem? Poderia nos apondar onde esta o erro, por favor? Obrigado!
wellington santos –
Muito bom!
Fernando raimundo –
Material muito bom, me ajudou muito a construir um negócio
Gabriela Dias –
Todo o produto que adquire super me ajudou. Achei abordagem muito prática tanto da apresentação, da orientação de vocês. Ótimo trabalho que vocês compartilham. Obrigada.
Anónimo –
Muito bom
Gabriel Cardoso de Oliveira Pereira –
Me salvou
Adriano Morais –
Gostei bastante da ferramenta. Está atualizada e explicativa e detalhada sobre como usar, isso facilita para ter os melhores resultados.
Vívian Lima –
Poderia ser mais fácil de mexer os post its, poderia ter um tamanho maior para caberem mais post its
LUIZ DE ANDRADE –
Excelente material!
Andressa K. –
Simples, claro e objetivo
Francisco Alves –
Simples e bem amigável para usar e compartilhar
Neide Araujo –
Excelente, precisava de um modelo para aplicar. Até deu minhas expectativas. Obrigado!
Marcus Naufel –
Desculpe, mas não acho legal a “compra”, mesmo que seja gratuita, para fazer download. Burocrático demais! Sempre, o mais simples é o melhor. Para maiores formatos, encaminhe para a compra…para downloads gratuitos, cadastrinho básico (como em qualquer outro site) e botão de download. Outra detalhe…apesar do site deixar o CPF não obrigatório, sem colocá-lo a compra não é liberada! Espero ter ajudado, pois gosto do site e consumo o conteúdo sempre que posso. Esse download, por exemplo, foi para um amigo que está montando um negócio e queria saber mais sobre Mapa de Empatia…”comprei” o mapa e enviei para ele, e tb mandei o link do site de vcs.
Daniel Pereira –
Oi Marcus, tudo bem? Eu concordo integralmente com você. Antes, o checkout de produtos gratuitos era simples e só pedia nome e email. Mas infelizmente, o plugin de woocommerce que usamos para adaptar o checkout para os campos exigidos no Brasil esta bastante desatualizado e entrou em conflito com o plugin que simplificava o checkout de produtos gratuitos e tivemos que desabilitá-lo. Eu vou ver com a minha equipe técnica se a gente consegue resolver isso novamente. Obrigado pelo feedback.
Anónimo –
Excelente