A primeira versão do Mapa de Empatia foi desenvolvida pela consultoria de Design Thinking Xplane. Anos mais tarde, o fundador da Xplane, Dave Gray, se juntou ao criador do Business Model Canvas, Alex Osterwalder, para atualizá-la, de forma a melhorar os resultados. Esta versão revisada e mais completa é que temos disponível para download.
Como o nome já diz, o mapa da empatia visa a colocar-se no lugar do outro. O outro, nesse caso, é seu cliente. O objetivo é conhecer o cliente, ao refletir sobre o que ele diz, pensa, sente, seus anseios e experiências. Você deve preencher o mapa da empatia na ordem a seguir:
Observe que a parte central do mapa é a mais importante e a mais desafiadora da ferramenta, porque diz respeito a tentar entender o que de fato está dentro da cabeça do cliente. O objetivo é enfatizar a diferença entre os fenômenos observáveis, que estão “fora da cabeça” e os pensamentos e sentimentos que ficam “dentro da cabeça” e, portanto, não podem ser vistos, apenas adivinhados ou inferidos.
O mapa da empatia pode ser usado em conjunto com o Business Model Canvas, já que, nesta última ferramenta, o Segmento de cliente é o primeiro bloco a ser elaborado. O mapa da empatia vai permitir que você consiga desenha melhor o segmento que você visa a atender.
O arquivo que você irá baixar tem tanto a versão em PDF, que pode ser impressa e preenchida com notas adesivas removíveis, quanto a versão em PPT que pode ser editada digitalmente, enviada por e-mail e usada em apresentações.
Você pode ler mais sobre O que é o Mapa da Empatia aqui