Economize mais de R$200 Hoje!

Canvas Pessoal em PDF

Avaliações
5/5

Gratuito

  • Arquivos em PDF
  • Tamanho A4 e A3
  • Download Imediato
  • Gratuito

Canvas Pessoal em PDF

O Canvas Pessoal, criado com base no livro Business Model You, é uma ferramenta de planejamento pessoal, em uma linguagem visual. Ele foi criado por Tim Clark, com base no Business Model Canvas (BMC), o famoso método de modelagem de negócios desenvolvido por Alex Osterwalder.

A diferença é que, no Canvas Pessoal, ao invés de você preencher o canvas com informações sobre a empresa, você irá tratar da sua vida profissional, criando o seu próprio valor.

Da mesma forma que o BMC, o Canvas Pessoal se divide em nove blocos de construção que, neste caso, são:

  1. Quem você ajuda: inclua todos os lugares e pessoas aos quais você pode ajudar com seu trabalho, todos que se beneficiam do serviço prestado por você. Podem ser colegas de empresa, chefes, fornecedores, parceiros, clientes, entre outros. Pergunte-se quem são seus clientes e quem depende do que você faz para poder cumprir suas próprias demandas.
  2. Como você ajuda: informe que tipo de problema você resolve para os outros, como por exemplo, redução de custos, melhora do desempenho, redução de riscos, satisfação de alguma necessidade etc. Pergunte-se que benefício você traz aos clientes e colegas.
  3. Como os clientes chegam até você e como você atua: liste os meios pelos quais seus empregadores ou clientes podem encontrar você, como você fornece seu trabalho e o que você faz para saber se eles estão satisfeitos com o que lhes entrega.
  4. Como você interage: descreva o tipo de relacionamento que você tem com seus clientes e compare-os uns com os outros. Você pode interagir por meio de assistência pessoal, comunicação on-line, transações comerciais, cocriação, entre outros.
  5. O que você recebe: determine quais são as formas de pagamento de seu trabalho, inclusive benefícios. Suas receitas podem ser tangíveis, como salário, comissão, plano de saúde, plano de carreira etc.; bem como intangíveis, sejam realização, desenvolvimento pessoal, contribuição social, flexibilidade de horários etc.
  6. Quem você é e o que você tem: inclua aqui seus talentos, habilidades, preferências e interesses, isto é, tudo aquilo que pode ajudar você a atingir suas metas profissionais.
  7. O que você faz: informe todas as atividades que você realiza diariamente e que diferenciam sua função das demais. Então, pergunte a si mesmo quais dessas atividades a sua proposta de valor, canais e relacionamento com o cliente requerem. Assim, você saberá definir quais são suas atividades-chave.
  8. Quem ajuda você: liste toda a rede pessoal e profissional que lhe ajuda e apoia seus objetivos de carreira, lhe permite proporcionar valor às outras pessoas, fornece recursos ou desempenha atividades em seu nome. Por exemplo: família, amigos, colegas, mentores, chefes, fornecedores etc.
  9. O que você dá: especifique tudo aquilo que você dá de si para realizar suas atividades, aquilo que seu trabalho lhe custa. Esses custos podem ser tangíveis, como tempo com viagens, horas extras, despesas com deslocamento e aperfeiçoamento, ferramentas etc.; ou intangíveis, como estresse, insatisfação, falta de oportunidades de crescimento, baixo reconhecimento, entre outros.

Como o Canvas Pessoal é particular, ele será preenchido por você, individualmente. Isso significa que você pode imprimir o seu template do tamanho que achar melhor. Você pode, por exemplo, usar uma A4 e escrever nos blocos (sugerimos que você faça isso a lápis, para poder apagar e corrigir).

Mas, se lhe convier, também pode imprimir uma A3, ou modelos maiores, a fim de visualizar seu canvas como uma espécie de mural. Nesse caso, é mais fácil preenchê-lo com notas adesivas, como os demais modelos.