Canvas da Proposta de Valor em PDF

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O Canvas da Proposta de Valor em PDF serve para você descobrir o seu encaixe produto-mercado. Esse objetivo será alcançado por meio do posicionamento de produtos e/ou serviços em torno das necessidades, expectativas e interesses de seu cliente alvo.

Este modelo, desenvolvido pelos mesmos criadores do Business Model Canvas – Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e Alan Smith –, é uma espécie de recorte focado somente no mapeamento da Proposta de Valor em direção aos Segmentos de Clientes, dois dos nove blocos do Business Model Canvas original.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas, cujo objetivo maior é estruturar de maneira eficaz a Proposta de Valor, a fim de aumentar as chances de atingir o encaixe produto-mercado

O Canvas da Proposta de Valor é uma tela composta, então, por apenas dois blocos (Proposta de Valor e Segmentos de Clientes). Eles são o coração do modelo de negócios, pois focam em: “O quê” e “Para Quem”, isto é, como e a quem a sua empresa entrega valor.

O Canvas da Proposta de Valor se divide em dois lados. Do lado direito, está o Perfil do Cliente, que envolve um segmento de cliente específico. Este está subdividido em três blocos: Tarefas do Cliente, Dores e Ganhos. 

As Tarefas do Cliente abrangem tudo aquilo que seu segmento de clientes precisa realizar. Dores são todos os resultados ruins, obstáculos e riscos que essas tarefas implicam. Já os Ganhos são os benefícios que o cliente quer alcançar a partir das tarefas.

Do lado esquerdo, fica o Mapa de Valor, com todos os aspectos de uma determinada proposta de valor. Também tem uma subdivisão em três: Produtos e Serviços, Aliviam as Dores e Criadores de Ganhos.

Os Produtos e Serviços incluem os produtos que oferecem valor ao cliente. O bloco Aliviam as Dores descreve a maneira como esses produtos podem facilitar a tarefa do cliente, reduzindo suas dores. E os Criadores de Ganhos informam que benefícios esses produtos proporcionam ao cliente.

O Canvas da Proposta de Valor em PDF pode começar a ser preenchido por qualquer um dos lados. Você pode partir da direita, com as características de seu mercado, ou partir da esquerda, com uma nova invenção ou inovação no produto ou serviço.

A forma de preenchimento sugerida é a mesma do Business Model Canvas, utilizando notas adesivas que possam ser movidas e removidas com facilidade. 

Esse canvas é um modelo útil tanto para refinar um produto já existente no mercado, quanto para desenvolver uma nova oferta do zero. Mas vale lembrar que o Canvas da Proposta de Valor não substitui, de forma alguma, o Canvas de Modelo de Negócios. Eles funcionam melhor combinados entre si, mas um nunca exclui o outro.

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