Economize mais de R$200 Hoje!

Category Archives: Conceitos

Veja aqui todos os posts de importantes conceitos no universo dos modelos de negócios, startups e inovação.

Explicações detalhadas de tópicos e ferramentas úteis no dia a dia do empreendedor e inovador. Todos os artigos são extremamente detalhados, incluindo sempre que possível exemplos práticos de aplicação.

Business Model You: O seu Modelo de Negócios Pessoal

Livro Business Model You

Em termos simples, pode-se dizer que o Business Model You é uma adaptação ou uma releitura promovida pelo autor Tim Clark sobre o famoso método chamado Business Model Canvas, que permite que você faça o planejamento completo de um negócio em uma única tela (canvas).

O que é Customer Development?

O que é Customer Development

Customer Development é uma metodologia que visa descobrir e validar o mercado certo para sua ideia de produto ou serviço. Criada por Steve Blank, empreendedor, investidor e professor de administração, a metodologia, estruturada em quatro etapas, é ideal para startups e novos empreendimentos, e uma das três partes que compõem a Lean Startup.

Pivot: quando e por que considerar essa possibilidade

PIVOT

Pivot – ou “pivotar” como tem-se usado em português – é o movimento que você deve considerar ao chegar à conclusão de que o seu produto estagnou e já não atende ao mercado. Ou então se ele não está fazendo progresso suficiente em termos de Product-Market Fit.

Produto Mínimo Viável (MVP): O que é e para que serve?

MVP - Produto Mínimo Viável

O Produto Mínimo Víavel (MVP) é uma técnica derivada da metdologia Lean Startup que visa a desenvolver um novo produto ou um novo site com recursos mínimos, apenas para verificar o interesse do mercado pela ideia ou pelo conceito, bem como a taxa de adoção por parte do público, inicialmente.

Product-Market Fit: o que é?

Product-Market Fit - Encaixe Produto-Mercado

Product-Market Fit, ou Encaixe Produto-Mercado, é um conceito que se popularizou com a metodologia de Lean Startup de Eric Ries. Apesar de pertencer ao universo das Startups, trata-se de um modelo mental bastante útil para qualquer negócio – em andamento ou não –, pois permite enxergar um novo ponto de vista na interação entre produto, cliente e mercado.